Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







sábado, 17 de julho de 2010

A ciência como religião.

A Ciência como Religião.
Grita disse uma voz, e eu respondi: “o que gritarei?”
“Toda a criatura é como erva e toda a sua gloria como flor dos campos! A erva seca e a flor fenece quando o sopro do Senhor passar sobre elas”. ( Verdadeiramente o povo é idêntico a erva) ( Isaias 40, 6-7)
Eu tive na vida uma estranha vocação, assisti a morte de muitas pessoas. Vi pessoas simples entregarem suas vidas com um sorriso nos lábios na mais sincera tranqüilidade. Vi ricos e ditos sábios, cientistas desesperarem-se diante da morte.
O que vou dizer aqui não é uma provocação, tampouco um tratado sobre a ideologia da ciência, muito menos uma definição da Ciência. Isso eu deixo pára autores como Egg em Introdução a metodologia Cientifica; Dinah Souza Campos em Metaciência; Evandro Agazzi em Ciência e Valores e Jean Piaget com Epistemologia Genética. Não: não é isso que farei aqui. O que quero aqui é muito simples, quero que você perceba que é preciso muito menos fé, para crer em um Deus perfeito que se revela aos homens, do que crer em uma Religião criada pelos homens falíveis, que é o caso da Ciência. Imagine você que você sai a campo, numa Avenida cheia e pergunta para as pessoas que vão passando: O que você espera da Ciência?
1) Espero da ciência a solução de todos os problemas.
2) Espero da ciência a cura das doenças (ciência taumaturga)
3) Espero da Ciência que o homem possa vencer a morte.
4) Espero da Ciência a salvação do planeta e da humanidade
5) Espero da Ciência um mundo melhor e mais justo
6) Espero da Ciência o fim da fome
7) Espero da ciência o domínio das energias
8) Espero da Ciência a longevidade
9) Espero da ciência novos valores
10) Espero da Ciência um homem e uma humanidade melhor.
Isso não é religião? Faça a mesma pergunta: O que você espera da Religião? Responda privadamente, porque nós as pessoas simples somos simples, e temos respostas simples.
Respondida essa questão da sua particular expectativa enquanto ser “religioso”, nós poderemos vos dizer algo sobre a Filosofia, e a partir dela, algo sobre a Psicologia Filosófica. Alguém já disse e com muita propriedade, que a Filosofia é ciência, se entendermos como ciência o conhecimento por causas. O que são problemas? Qual a causa dos problemas? A Ciência causa Problemas? Problemas são apenas perguntas a exigir respostas? Ou Problemas são obstáculos reais no fluxo da vida? O que é a Vida? Qual a causa da vida? O que é a Saúde? Qual a causa da Saúde? O que é a morte? Qual a causa da Morte? O que é salvação? Qual a causa da Salvação? O que é a salvação do Planeta? O que é a salvação da humanidade e do individuo? O que é mundo melhor? Quais as causas de um mundo melhor? O que entendemos por melhor? O que é a fome? Quais as causas da Fome? É um problema de tecnologia? Um problema de valores humanos? De justiça? O que é energia? Quais as causas da energia? O que é domínio? Que papel tem o homem diante das energias? O que é a longevidade? Quais as causas da longevidade e da brevidade? O que são valores? O que é um valor perene? Novo valor e velho valor? Se nenhum valor é perene, e isso é uma afirmação perene (não existe e não existirá valor perene, e isso é um valor valido para sempre), e, portanto, há sim valores perenes. Quais as causas do valor? E finalmente o que é uma humanidade melhor? Quais as suas causas? O que é um homem? O que é um homem melhor? O que é um homem saudável? Qual a causa do Homem? Qual a finalidade da vida humana? Quando o homem não realiza a sua finalidade? O que é a saúde da morte?
Não te parece que encontramos mais explicações satisfatórias na religião, do que na fé (cega) na religião cientifica? Ou não?
Não pretendo que você apóie ou contradiga as minhas questões, quero que você esboce uma resposta. Procure uma resposta.
Tudo vibra. Algumas coisas vibram com constância matemática, outras, se consideramos a vibração um movimento, se movimentam em uma categoria matemática maior, com mais variáveis, como mais liberdade, diríamos. A vida, difere os seres vivos dos inertes, pela liberdade de movimentos. Mas não só isso. A vida é definida como moção ou automação de si mesmo, moção espontânea e imanente. ( Moção e movimento nesse contexto, não designa apenas o movimento local, mas toda a passagem da potência ao ato).
A Moção é espontânea: pois se trata de um movimento que o ser vivo produz por si mesmo, por seus próprios recursos.
A Moção é imanente: porque o termo desse movimento esta no próprio ser. Assim o ser vivo se move, ao passo que o não vivente é movido. (por isso a Gaia (Planeta) não é um ser vivo). Qual é a causa do movimento dos planetas?
Para maior clareza distinguimos: movimento ou ação transitiva e movimento e ação imanente.
Ação transitiva: Todos os seres viventes e não viventes podem produzir ação transitiva. Pois essa é aquela que esta fora do sujeito que age. O calor provoca o aquecimento da água. O termo do aquecimento é a água aquecida. Houve ação transitiva do calor.
Ação imanente: Aquela cujo termo fica no próprio sujeito que age. É PROPRIA DO SER VIVO E SERVE PARA DEFINI-LOS.
Quando falamos de automação e dizemos que um ser vivo se move por si mesmo, não queremos afirmar que ele seja o principio primeiro de seu movimento. Na verdade o movimento que parte dele está condicionado por um conjunto de causas das quais depende a cada momento. Por isso podemos dizer que tudo o que se move, é movido por outrem. A diferença entre o vivente e o não vivente esta em que o movimento não é comunicado mecanicamente ao ser vivo, mas resulta do principio vital.

wallacereq@gmail.com





Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.