Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







sexta-feira, 9 de julho de 2010

Vagões tratores a quebra de um velho paradígma.

Alguém me perguntou o que são vagões tratores ( tractores). Ora, quando se fala em comboios elétricos, todos pensam em enormes locomotivas elétricas, ou diesel elétricas. Porém já se usou, como todos sabem, um grupo Gerador-Diesel que gera energia para pequenos motores que movem cada uma das rodas do trem. Então vagões tratores são vagões motorizados eletricamente. O resultado é muito superior ao de uma locomotiva puxando ou empurrando. A tração por peso é maior nos vagões tratores que não patinam e permitem maiores rampas ou inclinação dos trilhos. A outra vantagem, é que centenas de pequenos motores evitam a quebra da máquina principal, e se um quebrar, ele desligado em quase nada interfere na tração do comboio. Esse motores, podem ser construídos em Jaraguá do Sul, na quarta maior fábrica de motores elétricos do mundo. No caso que relato aqui, a "locomotiva" nada mais é que o vagão operador dos sistemas elétricos, e controlador do comboio. Esse trens, mais silenciosos, operam com muito mais peso e muito mais economia. Esse modal ferro-elétrico , brasileiro não surge e se desenvolve porque o Brasil ainda é colônia submissa a grupos econômicos que dizem o que e o que não deve se desenvolver no país. É lamentável mas verdadeiro.




Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.