Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







quinta-feira, 8 de julho de 2010

Ferrovias.

Hoje pensei que um dos entraves para a rápida expansão das ferrovias é a presunção ( trens de primeiro mundo para passageiros) com detrimento às cargas, e o sistema de desapropriação de terras. Ora esse segundo item poderia ser revisto pelo Congresso. A desapropriação, num país como o nosso, leva a políticos e proprietários a tenderem a defender que as ferrovias passam aqui ou ali, e a informação privilegiada ( antecipada) leva a que grupos econômicos comprem terras para serem posteriormente desapropriadas com enormes lucros. O sistema deveria ser de concessão econômico de uso do leito das ferrovias, uma vez que os grandes beneficiados são os proprietários dessa áreas. Ora a criatividade daria aos proprietários dos leitos asas à imaginação, armazéns, silos, estações, oficinas, estacionamentos para caminhões, etc e tal. Os leitos se usados para ductos de óleo combustível, gás, ou óleo comestível, pagariam algo aos proprietários. Mas a ausência de enormes somas em dasapropriações fomentariam com a economia resultante o surgimento de novos ramos de ferrovias. Assunto para especialistas.

No meu entender o projeto de ferrovias deveria ser concomitante com a instalação de novas redes de transmissão de energia, mesmo porque a tendência é eletrifica-las, e o Brasil, em Jaraguá do Sul, Santa Catarina, tem tecnologia para a construção de locomotivas e vagões tratores elétricos.



Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.