Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







segunda-feira, 5 de julho de 2010

Notícia que corre a Internet. Confirmar fonte e solicitar opinião da Associação de Engenheiros da Petrobrás.

Prezados leitores, confirmem essa notícia, e proponham, os que conhecem, aos engenheiros da Petrobrás uma opinião sobre o texto. É no mínimo interessante, embora eu veja alguns equívocos técnicos (como a teoria do espaço vazio), todavia a diminuição de pressão subterrânea e a perda do calço hidráulico, e o incrível peso das águas podem de fato criar um fenômeno geológico considerável. Nesse sentido, leia, nesse mesmo blog, a pequena experiência que fiz. Tire suas próprias conclusões. Muita prudência, pois a Internet está se tornando um "balaio" de mentiras virtuais e alarmismos.


Vazamento de petróleo no mar.
RESUMO DOS ACONTECIMENTOS
A estimada super alta pressão liberando o petróleo embaixo da crosta terrestre está entre 80.000 e 100.000 barris por dia.
O fluxo de petróleo e gases tóxicos está trazendo junto areia e cascalho o que causa o fluxo a criar um efeito de jato de areia no que resta da cabeça do poço que atualmente de alguma forma restringe o fluxo, como também o buraco da perfuração.
Como a cabeça do poço se torna cada vez mais desgastada a passagem aumenta permitindo um fluxo ainda maior de petróleo. Mesmo que algum aparelho fosse colocado sobre a cabeça do poço existente, isso não tamparia e pararia o fluxo, porque o que ainda sobrou da cabeçado poço não conteria a pressão do fluxo.
A espessura original da cabeça do poço é de 5 cm. E agora deve estar menor que 2,5 cm e ficando a cada momento mais fina. O petróleo agora alcançou a corrente do Golfo e está entrando na corrente Oceânica, que é pelo menos quatro vezes mais forte do que a do Golfo, a qual o carregará ao mundo todo em mais ou menos 18 meses.
O petróleo junto com os gases, incluindo a benzina e muitos outros tóxicos, esgotarão o oxigênio da água. Isso matará toda a vida marinha. Junto com o petróleo nas praias, haverá muito peixe morto e etc... que deverão ser jogados fora.
UM RESUMO DAS EXPECTATIVAS
Em algum momento o buraco da perfuração ficará muito grande, aumentando seu tamanho abaixo da cabeça do poço, deixando a área muito fraca onde poço está. A intensa pressão então empurrará a cabeça do poço fora, permitindo um fluxo sem restrição de petróleo e etc...
O buraco continuará a aumentar de tamanho permitindo mais e mais petróleo fluir para o Golfo. Depois de muitos bilhões de barris de petróleo já terem sido derramados, a pressão da cavidade enorme há 8 km abaixo do solo do oceano começará a normalizar. ( será?)
Isso então permitirá que a água, sob forte pressão a 1,6 km de profundidade, seja forçada para dentro da cavidade onde o petróleo estava. A temperatura a essa profundidade está perto de 200 graus centígrados, possivelmente mais.
A água evaporará, criando uma enorme quantidade de força , levantando o solo do Golfo. É difícil saber quanto de água entrará na crosta, também não é possível calcular o quanto o solo levantará.
As ondas do tsunami criado serão alguma coisa em torno 6 a 24 de altura, possivelmente maiores. Então o solo caírá dentro da cavidade vazia. É assim que a natureza fechará o buraco.
Dependendo da altura do tsunami, o cascalho do oceano, petróleo e estruturas existentes serão arrastadas pelas praias entrando terra a dentro, deixando uma área de 80,5 a 322 km desprovida de vida. Mesmo que os escombros sejam retirados, a contaminação do solo e da água impossibitará a re-população por um período desconhecido de anos.
(final da informação liberada pelos cientistas ( quais?).
De Tom Buyea Flórida News Service
(End of scientists information release ( não cita fonte segura.) From Tom Buyea FL News Service

Questões tecnicas não contempladas:

Uma perfuração de poço e precedida de uma avaliação da jazida ( qual o tamanho dessa?);
Normalmente o espaço do calço hidráulico é preenchido com agua salgada;
O poço está próximo a uma famosa falha geológica ( em outro oceano, mas não desvinculada da massa geológica) da qual já se supôs a submersão da Califórnia;
A película de óleo sobre as águas do mar, prejudicará a respiração de trilhões de pequenas plantas que são as verdadeiras responsáveis pela renovação do ar ( problema sério);

O óleo sobre as águas pode incendiar-se queimando muito oxigênio e diminuindo a qualidade do ar respirável ( se diminuerem as nuvem e sua camda protetora a temperatura se elevará muito com riscos de combustão expontâneas);
O óleo sobre as águas diminui a evaporação, diminuindo as nuvens, e portanto a distribuição das chuvas e das águas de superfície ( com reflexos na agricultura);
Se o fenômeno continuar, e a jazida for muito grande, teremos um fenômeno de migração de aves e peixes, o que vai ( somado ao problema da agricultura) abalar a alimentação do mundo;

Ou seja, se o fenômeno tem as proporções anunciadas, ( pode não ter, mas é modelo para os próximos) estamos à beira de um acidente ecológico mundial de consequências imprevisíveis.


Wallacereq@gmail.com

Colaboração Lineu Santos, aposentado da COPEL.

Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.