Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







quinta-feira, 13 de maio de 2010

O ajardinamento ( póda) da Amazônia.

As árvores disputam o espaço vital com os homens. Os homens disputam o espaço vital com as árvores. A poda, ao contrário do que vemos na foto, não é morte, é vida, é necessidade vital.


A Poda da Amazônia.
Podar é verbo. Trata-se de cortar galhos, ramos, e folhas em árvores ou arbustos, enfim, em qualquer tipo de planta. Trata-se de jardinagem.
Os colecionadores de orquídeas costumam fotografá-las nas suas diversas etapas de evolução, do brotar ao fenecimento e morte. Se nós contemplamos essas fotos em animação, vemos como num condensado de imagens os atos de vida da flor. Florestas são colônias de seres vivos. Interagem, e disputam espaço territorial com os demais seres. Árvores vivem muito tempo. Se fosse possível fotografá-las todos os dias por trezentos anos, por exemplo, veríamos todo o movimento de vida da floresta, seu nascer e morrer, e suas relações de vida, sejam se alimentando da morte dos seres vivos, seja em simbiose, seja parasitando umas as outras, seja mesmo matando, como é o caso extremo das plantas carnívoras.
Quando pesquisadores encontraram COPAN na América Central, ou se reencontrou as Missões Jesuíticas, no Sul da América, pudemos comprovar que as florestas disputam com os homens e sua civilização o espaço vital. As árvores invadem as cidades rompem as pedras, derrubam as muralhas, destoem os templos. Via de regra não notamos porque sua ação é mais lerda, mas não menos eficaz e voraz. Como sou muito curioso, nesse tempo de preservação, deixei propositadamente as árvores e demais vegetações cresceram livremente no jardim. Logo a evidência desse embate, homem, natureza, se expressou. As raízes grossas romperam os pisos. As folhas entupiram as calhas. A queda de galhos e frutos maduros colocaram em risco os transeuntes. Ora, a observação precisa desse movimento de domínio, e sua projeção teórica nos mostram que a própria natureza exige uma póda, como nós cortamos os cabelos. O vento, os raios, o fogo, a morte sazonal ou definitiva, mostra a necessidade de “Reciclagem” dos elementos. A morte na floresta não é ato inútil nem injusto, é produção de nitrogenados que fertilizam os solos e garantem a vida. É ceder espaço e deixar penetrar a luz.
A foto que mostrarei a seguir ( acima) dá uma idéia de que a póda da floresta Amazônica é ato razoável, racional, e que produziria madeira suficiente para muitas das necessidades humanas, pois de diversas árvores os galhos, sim simples galhos, são maiores e mais grossos que pinheiros adultos. Ou seja, a jardinagem amazônica se assim pudermos chamar, e o restaurar das áreas degradadas nos demais territórios do país, ( lembrando que a restauração de área degradada leva sessenta anos) é solução. Embora a jardinagem seja planeamento de longo prazo, e exige paciência, sabedoria, observação, opondo-se frontalmente às exigências de lucro imediato, imposto pelo mundo cruel dos negócios do cio do capital, e do terrorismo produzido dos mercados.
Veja, as fotos acima, medite, conclua e divulgue.
Fotos de 2008.
Preparando o ajardinamento da Amazônia Legal. E a restauração doss demais territórios brasileiros.








Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO AQUI. Muito obrigado pela visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.