Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







sexta-feira, 14 de maio de 2010

Se o Brasil fosse o Paraná.

Todos sabem que o Paraná representa em termos territoriais apenas dois virgula seis por cento do teritório nacional. Isso significa afirmar que retirado o Paraná do seu contesto sobram 97.4% do territorio nacional (noventa e sete virgula quatro do território nacional). O que significa dizer que o território brasileiro é 37,46 vezes maior que o territòrio do Paraná.



Tenho tido a oportunidade de sobrevoar o nosso estado em todos os seus quadrantes e concluo que ainda temos muito espaço. Caminhamos a passos largos para um economia agrícola sustentável e tendente à preservação ecológica. Ora, há sem dúvida muito por fazer, mas não se pode negar os avanços nesse sentido.



A nossa densidade populacional não é das maiores é fogada e confortável. Somos estimativamente 10.150.000 de habitantes. Se o Brasil fosse o Paraná, com a mesma ocupação e uso do solo que temos hoje, o Brasil teria 37,45 X a nossa população. 37,46 X o nosso gado, 37,46 X os nossos suínos, e 37,46 x a nossa produção agrícola que hoje está por volta dos 32 milhões de toneladas. Bem feita as contas, vejam que o Brasil teria algo em torno de 1 Bilhão cento e 98 milhôes de toneladas de grãos, contra o que temos hoje, cerca de 150 milhões, para todo o país. Assim também seria multiplicada por 37;46 o numero de quilómetros de nossa malha de rodovías. Temos em pouco mais, ou menos, de 80 Km de Costas dois portos com excepcional vazão. Ora, se o Brasil possui mais de 8500 Km de Costas, teríamos a necessidade de 2 portos a cada 80 Km, ou, melhor se considerarmos apenas a produção teríamos necessidade de 32 milhões de toneladas x 37,46 , ou seja algo em torno de: 37 vezes a maior, significa pelo menos 37 portos x 2, pois são dois os portos paranaenses, ou 74 portos com o mesmo escoamento dos portos paranaenses. ( mais ou menos). Se não me engano temos 17 portos viáveis no Brtasil.



Faça as contas e você verá um Brasil muito diferente. Compare com os tuais indicadores do Brasil.


Estamos quase alcançando o Status de território livre de analfabetos, e possuimos o maior salário minimo do país.
Agora, é o Paraná Energético, como suas usinas hidroelétricas, suas termoelétricas, seu gás natural de petróleo, seu Xisto, seu petróleo, seu carvão mineral, seu grande potencial de óleo vegetal combustível e álcool, (suas jazidas de ferro complemento material da transformação) que multiplicado por 37.46 vezes é que colocaria o Brasil, como potência mundial. Como o território paranaense é uma fatia convencionada do território brasileiro, nada nos impede de vislumbrar um Brasil com indicadores muito superiores ao parnaenses.



Apenas estou usando a economia paranaense aplicada ao seu pequeno território, para servir como medida compartiva para o brasileiro imaginar o Brasil de amanhã.


(cálculos imprecisos)

Wallacereq@gmail.com









Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO AQUI. Muito obrigado pela visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.