Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Novas Noticias sobre Luis de Mello e Silva

Encontrei no volume 1  da Historia geral do Brasil do Visconde de Porto Seguro, livro dedicado e impresso no reinado de Dom Pedro II, alguns dados sobre Luís de Mello, segundo donatário da Capitania Hereditária do Maranhão. Era amigo de Tomé de Sousa. Irmão de Dona Joanna de Loronha, dama da imperatriz e esposa de Dom Juan Manrique. De fato conta esse livro que ele com 300 homens de pé e 50 a cavalo e muitas mulheres, saiu de Lisboa em 1554, a frente dessa expedição,( Capitão Mor) e  o historiador Gabriel Soares( 1584) nos conta que a frota era constituída de de três naus e duas caravelas, tendo visitado o Amazonas, naufragou salvando-se nas Antilhas, tendo voltado a Portugal. De la passou às Índias, e voltando das Índias para o Pará no Brasil teria naufragado com a nau São Francisco como nos conta ( Couto, DecVII 5,2;IX capitulo 27) Sua missão era procurar as minas de Esmeraldas ( turmalinas)que Tomé de Sousa havia dado noticia em 1551, e tomar posse da Capitania, iniciando sua colonização.

No volume dois da mesma obra à pagina 193 achamos a seguinte noticia: Gil de Goes donatário da Capitania de São Tomé, tinha como esposa uma parente  de Dom Juan Manrigue que por sua vez era cunhado de Luís de Mello da Silva ( segundo a grafia do texto) Outra missão do capitão Luís de Mello era a de combater os contrabandistas do Pau Brasil


Todavia surge uma nova dificuldade O Visconde  escreve: Luís Mello da Silva, diferente de outros registros que escrevem Luís de Mello e Silva Também não há registro do destino das outras quatro naus dessa aventura. Eu particularmente ainda acho que ele foi afundado.. A Armada Welse ( leia sobre a Armada Welser) já estava na Venezuela, judeus e cristãos novos (árabes, indianos e outros africanos) holandeses ingleses e franceses já estavam nas Guianas,  e a retirada de madeira e outras riquezas era grande para a produção da época. Trezentos homens, e cinquenta homens com seus cavalos, indicava já intensão de sólida resistência

OBS: Martin Afonso de Sousa e seu irmão Pero Lopes de Sousa foram donatários das duas Capitanias que mais prosperaram no Brasil, correspondentes ao estados de São Paulo, litoral do Paraná ate a ilha de Santa Catarina..




Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.