Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Texto de 2009 do blog Psicologia do cabo ao rabo.

SAMEDI 3 OCTOBRE 2009

Puzzle ou Mosaico (Eine Umfrage von Ihnen ausgefüllt werden.)


Puzzle ou Mosaico?
Ou: As ligações da Escola de Frankfurt com a América do Sul e América do Norte.

Eu não sou nem tenho a pretensão de ser um mestre, não quero seguidores, sou apenas a porta voz do G 23 . Os textos que tenho postado nesse Blog sobre psicologia, são esboços, linhas gerais de um desenho que deve ser vir de base, para você colorir, pintar, concluir segundo melhor entenda; lembrem-se, todavia que toda mentira, se opõe a verdade, portanto é um pecado social dos mais graves. Na Sagrada Escritura, leremos que o Homem Deus, o Messias prometido a Israel, Jesus Cristo, diz sobre si mesmo: Eu sou a verdade, o caminho e a vida. Ora o desvio da verdade que produz a mentira, nos afasta da Verdade, nos afasta do Caminho, nos afasta da Vida, pois nos afasta de Cristo.
Posto assim, um amigo meu, define as diferenças entre o Puzzle (quebra cabeças) e o Mosaico. O primeiro são encaixes de fragmentos de uma verdade conhecida, ou seja, uma restituição de uma imagem histórica. O segundo é uma técnica que colhe fragmentos da realidade, fragmentos da história conhecida, para com eles criar outra imagem, uma nova imagem de pontos, em busca da arte ou do esclarecimento das possibilidades.
Assim, neste texto, eu vos pergunto: Puzzle ou Mosaico?
Quando vamos estudando a formação da Escola de Frankfurt, vamos encontrando por detrás nos bastidores, grandes financistas, industriais portentosos e banqueiros judeus- ingleses, cujos fatos fragmentados na história da Alemanha, o leitor deverá procurar. A verdade é que eles, grandes capitalistas financiavam um grupo de “teóricos do Marxismo”. No mínimo isso é muito interessante.
Ou seja, se formos ao biotério de um laboratório de psicologia experimental, e colocarmos um rato branco em um labirinto, poderemos criar para o animal, os problemas e as soluções. Com isso não afirmo nada, apenas que existe essa possibilidade “ídeo- experimental”. Desculpem o neologismo. Tudo depende de que ângulo e sob que perspectiva e valores observaram experimentalmente a Humanidade. A Alemanha, durante a Republica Alemã vivia um caos financeiro, com uma inflação muito parecida com a que foi produzida no Brasil. Como pesquisadores deveríamos nos perguntar: acidental ou produzida?


A Escola de Frankfurt foi fundada em 1924 por iniciativa de Félix Weill, filho de um grande negociante judeu de grãos de trigo na Argentina. Eram os seus pais Hermann Weill and his wife Rosa Weill. Esses nomes, nos ligam a outro Grande Capitalista Judeu, de muito boa fama, ligado aos Rothschild , chamado Moritz von Hirsch , este último, nos conta Schilesinger renomado autor judeu , que era barão, cujo capital financiou a JCA ( ICA), uma companhia de colonização judia na Argentina, que se propunha a Criar um Estado Judeu Independente na região de Entre Rios, naquele país. Moritz ( Mauricio Hirsch) foi também o construtor de estradas de ferro na Argentina, comerciante de grãos e assim, é o fundador do Grupo Bung & Borg, mega companhia de comércio de grãos com sede inicial na Holanda.
O autor judeu gaucho Jacob Blochtein, em um texto chamado "Ecos de uma Vida", conta alguns pormenores dessa interessante epopéia, e também existem livros argentinos sobre essa interessante e desconhecida história.


Já temos então alguns mega capitalistas financiando o “socialismo”; Felix Weill se une a Max Horkheimer, também judeu, filho de um rico industrial judeu alemão. Podemos ler na Wikipédia:
“Max Horkheimer nasceu em 1885, Stuttgard, e faleceu em 1973. Como todos os intelectuais da Escola de Frankfurt, era judeu de origem, filho de um industrial - Mortitz Horkheimer -, e ele próprio estavam “destinados” a dar continuidade aos negócios paternos. Por intermédio de seu amigo Pollock, Horheimer associou-se em 1923 à criação do Instituto para a Pesquisa Social, do qual foi diretor, em 1931 sucedendo o historiador austríaco Carl Grünberg”.

Na verdade a denominação original da Escola era mais abrangente: Institut für Forschungen über die Geschichte des Sozialismus und der Arbeiterbewegung, über Wirtschaftsgeschichte und Geschichte und Kritik der politischen Ökonomie ( use o Google tradutor)

A "Escola" denominada oficialmente como Instituts fur Sozialforschun ,(Instituto de Pesquisa Social), foi fundada como já dissemos no auditório da Universidade de Frankfurt em 22 de junho de 1924, como resultante de um encontro preliminar – na verdade um seminário denominado de Erste Marxistische Arbeitswoche - ocorrido num hotel em Ilmenau, na Turíngia, numa época de inflação galopante e de tumultos políticos espalhados por grande parte da Alemanha. Além de Felix Weill, estiveram presentes Friedrich Pollock, Georgy Luckás, Karl Wittfogel, Karl Korsh e Victor Sorge. Esse, aparentemente parente de (Bloch) tein o autor gaucho,

Entre 1931 e o inicio da Segunda Guerra, parte desse grupo, vai ser acolhido por Erich Fromm, que já nos EUA, numa data que não sei precisar lecionava na Columbia University, completando os vínculos do grupo com os EUA.


Resta-nos saber, é Puzzle ou Mosaico.

Lembre-se, a mentira afasta da Verdade.

Cabe portanto estudar as hipóteses. Teste cada uma delas, não se deixe enganar.



Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.