Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Água e Ar bens fora do comercio.

Água e Ar bens fora do comercio.
A Vida depende de a luz solar, da água e do ar. Se você já viu em filmes, durantes as secas africanas. Animais predadores uns dos outros, fazerem um trégua e beberem água da mesma fonte. Assim a Historia nos demonstra sobejamente que a água sempre foi bem fora do comercio. Imensas obras e aquedutos foram construídos na antiguidade para transportar água, mas a água não era comercializada. No Paraná em algumas praias ainda podemos ver os bebedouros coletivos popularmente chamados de Bicas d´água. Ate o final dos anos 1890 a cidade de Curitiba não tinha água encanada, e a população se servia dos rios que cruzam a cidade. Logo após a inauguração da Estrada de Ferro pelo Imperador Pedro II, foi concedido aos irmãos Rebouças (Negros) uma concessão de serviços de instalação de água encanada. E ainda hoje podemos ver nas Mercês e na Praça Zacarias os bebedouros públicos. A água não era cobrada, pois ela não pertence a ninguém. Com o tempo, a ganância Humana criou um jeitinho de cobrar pela água, Justificava-se pelos custos de expansão das redes (canos, bombas, válvulas) e pelo custo do tratamento. Para isso bastaria uma taxa fixa. Mas não começaram a cobrar por litros, na verdade na forma de metros cúbicos, Daí para frente se acrescentou as tarifas de esgoto, e o absurdo direito de cortar o fornecimento de um bem que a ninguém pertence e de cobrar juros exorbitantes pelo atraso no pagamento das contas, e mais pagamos um numero de metros cúbicos quer os utilizamos quer não. Do mesmo modo com o resgate de carbono estão inventando um jeitinho de cobrar pelo as que respiramos. Em termos de justiça social deveríamos voltar as taxas fixas, mas a remitência é enorme, mais nos dias de hoje quando se querem privatizar os serviços. Lucros e lucros sobre um nem universalmente fora do comercio.
A solução encontrada pelo então governador Requião foi a criação da tarifa social. Toda família que gasta menos de dez metros cúbicos adquiria o direito de requisitar a tarifa social. No inicio do programa a tarefa social fixa ficava em 5,00 Reais, algo a mais que um dólar americano. Já explicamos em outro artigo que o subsidio para a expansão de rede correspondia a apenas 11% do lucro liquido da empresa.
Escrevo esse texto com a intenção profética de denunciar que em menos de vinte anos estaremos pagando uma taxa absurda e injusta sobre o ar que que nós e os animais  respiramos.

G23.



Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.