Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Uma luta que iniciou vinte anos atrás.



Porto uma luta de Hercules.
Todos sabem que os portos no Brasil são concessões do governo Federal. Na foto que postamos nesse texto poderemos ver o então governador Requião, em seu primeiro mandato, 1991, já enfrentando os interesses privados, Os senhores podem imaginar o que significa um porto. No caso do Paraná ele movimenta algo em torno de Dez Bilhões de dólares. Firmas nacionais, grupos estrangeiros, mega empresas de comercialização de grãos queriam apropriar-se dessa ferramenta publica de defesa da soberania nacional. Fiquem certos que o Requião tinha como ponto de honra em seus três mandatos tornar o porto público, eficiente, lucrativo e operacional em altos níveis. E isso foi feito contra todos os interesses privatistas.
Grandes esquemas diríamos algo tradicionais, que envolviam desde a dragagem do porto (máfia em todo o Brasil) ate detalhes mínimos como uso e exploração dos banheiros do estacionamento. Cerca de 4000 usuários dia dos banheiros significavam uma pequena fortuna.
A administração portuária na minha humilde ótica foi um sucesso posto que o cidadão comum não consiga avaliar as manobras das empresas, dos sindicatos, e dos políticos na manutenção de privilégios históricos. Digo históricos porque nosso porto se aproxima dos oitenta anos de operação. Qualquer pessoa que se proponha a administrar com pulso firme haverá, hoje, e no futuro que enfrentar lutas hercúleas para manter-se no cargo.
O remédio, histórico, foi sempre ceder e participar direta ou indiretamente das seduções portuárias. Não foi o caso dos irmãos Requião. Hoje o porto se destaca dentro da cidade de Paranaguá, anos passados o porto se confundia com o caos urbano daquela cidade que sendo uma das mais antigas do Paraná teima em não se tornar adequada aos padrões de higiene urbana das demais cidades do estado. O porto também era assim, um caos.
Foi erguido foi reorganizado operacionalmente, e tudo isso foi feito com transparência pública aos olhos de todos. O porto sempre esteve aberto aos visitantes e auditores e politicos, e mesmo os operadores privados com o tempo acabaram por reconhecer que a mudança administrativa ao invés de garantir privilégios de poucos acabou trazendo benefícios para todos. A VW de São Paulo, por exemplo, passou a exportar o FOX pelo Paraná. Isso senhores é comprovação de tarifas compatíveis, regularidade do embarque, segurança operacional, e fluxo de navios.
Digam o que disserem o hoje Senador do Paraná e seu irmão Eduardo Requião embranqueceram os cabelos nessa luta visionaria pela garantia da soberania comercial do Paraná, e do Brasil por extensão. Considerem apenas que essa luta durou vinte anos. Não é mole.
Wallacereq@gmail.






Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.