Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

“Privataria” .

“Privataria” explica como funciona a lavagem de dinheiro no Brasil, aponta autor

(5’52” / 1.34 Mb) - O livro “A Privataria Tucana”, do jornalista Amaury Ribeiro Jr., alcançou dois feitos importantes no jornalismo investigativo nacional. Um deles é por ser um fenômeno de vendas, alcançando 15 mil exemplares vendidos somente no dia do lançamento, 9 de dezembro. Além disso, a segunda edição chega às livrarias com mais 80 mil exemplares. O segundo feito se deve ao fato de ter sido ignorado pela maioria dos veículos da grande imprensa, mesmo com o estrondoso sucesso.
A corrupção e a lavagem de dinheiro são os temas centrais da obra, que traz como um dos casos investigados o esquema montado em torno do político do PSDB José Serra. Com farta base de documentos, o livro destrincha os processos por trás das privatizações de estatais brasileiras.
Jornalista investigativo de renome, ganhador de três prêmios Esso, Amaury Ribeiro Jr., em entrevista àRadioagência NP, comentou sobre a repercussão do livro na grande imprensa. Ele também disse esperar que “A Privataria Tucana” contribua para mudar as leis que deixam impunes muitos esquemas de lavagem de dinheiro no país.
Radioagência NP: Como foi o início da investigação que gerou “A Privataria Tucana”?
Amaury Ribeiro Jr.: Eu comecei a investigar no início da década de 2000, quando surgiram as primeiras notícias de que haveria propina nas privatizações. Depois tratei o mesmo tema quando veio à tona o caso [do esquema de lavanderia] Banestado, em 2003. E depois em 2004, o Ricardo Sérgio de Oliveira, que era o tesoureiro de campanhas [do PSDB] e o chefe que pilotava esses consórcios de privatizações, moveu um processo contra mim por danos morais e eu venho na exceção de verdade, que é um processo para se defender na Justiça. O juiz obrigava a dar todas as informações sobre a propina das privatizações. Foi aí que vieram os primeiros documentos que estavam arquivados na CPI do Banestado e que vieram as primeiras provas da CPI das privatizações. Eu trabalhava no Estado de Minas [em 2008] quando o jornal me chamou para investigar um suposto esquema de espionagem da vida do Aécio [Neves, PSDB]. Aí eu resolvi ampliar a investigação e investigar novamente esse tema.
Radioagência NP: O que você destacaria como elemento central da obra?
ARJ: O elemento central da obra, embora ela fale sobre propinas nas privatizações, acredito que é um livro que aborda de forma geral a questão da lavagem de dinheiro e do combate da lavagem de dinheiro no mundo todo. Explica como se lava dinheiro, como foi o processo de combate à lavagem de dinheiro no mundo, explica as leis e as portarias do Banco Central. Não é o ponto central só a lavagem de dinheiro nas privatizações. Acho que o ponto que eu mais gosto é esse: situar como funciona a lavagem de dinheiro no Brasil.
Radioagência NP: Qual seria a função que você espera que o livro cumpra na sociedade?
ARJ: O que eu acho que precisa ser feito é, primeiro, mudar nossa lei de lavagem de dinheiro, que é uma lei que já nasceu ultrapassada. Criou-se no meio jurídico, por exemplo, que para lavagem de dinheiro tem que provar o que se chama de crime antecedente. Para provar que houve lavagem de dinheiro com corrupção, tem que se provar primeiro que houve corrupção. Outra coisa é coibir outros mecanismos de internação de dinheiro, quer dizer, evitar que empresas de off shore – de paraísos fiscais – se tornem sócias de empresas no Brasil. Porque essas empresas só entram [no país] para internar dinheiro e buscar um respaldo legal para isso. Então, esses são alguns mecanismos, entre outras coisas, para se tentar brecar a questão da lavagem de dinheiro. Se acontecer isso, já ajudou muito, o livro já terá cumprido um papel.
Radioagência NP: Qual sua opinião sobre a cobertura da grande imprensa em relação ao livro?
ARJ: O grande fenômeno do livro é porque ele bate na grande imprensa, nos seus principais veículos. Bate e bate violentamente em alguns veículos, mostrando o papel partidário, a favor da candidatura do José Serra [PSDB] na eleição passada. Acho que se a grande mídia entrar, vai entrar para atacar. Embora eles não queiram dar, problema é deles, porque nós não dependemos deles para vender livro. É um fenômeno o que está vendendo, mais até do que de música sertaneja. Nós não precisamos deles, isso é um fato novo.
Radioagência NP: Como você avalia essas primeiras manifestações do José Serra sobre as denúncias que você publicou?
ARJ: A primeira notícia que eu fiquei sabendo é que ele não falou nada, só falou que o negócio [livro] era um lixo, e ele não ia explicar um lixo, que não tem provas. Mas tudo tem documentos, e o que ele fala desses documentos? Essa é uma defesa meio generalizada. Ele tem que explicar fato por fato, tem que explicar cada ponto daquilo. O Serra agora que está se manifestando, que vai processar e tudo, demorou sete dias para responder. Levar processos faz parte do jogo, eu sempre fui processado. Com base na Lei de Imprensa, todos os processos que eu peguei, eu ganhei o processo.
Radioagência NP: A recente publicação da revista Veja a respeito de escândalos financeiros do PT soa como uma resposta às denúncias sobre o PSDB que você fez?
ARJ: Em relação à matéria do PT que saiu em uma revista, aquilo sim, com certeza é uma resposta. Eles só não acabaram comigo naquela matéria, porque o autor da matéria, quem assina a matéria, apurava aqueles fatos junto comigo quando trabalhava comigo na Istoé. Na época, nós queríamos a lista verdadeira de Furnas, então nós buscávamos um laudo original pra dizer se aquela lista era verdadeira ou falsa. Então, talvez eles queriam dizer que eu falsifico documentos e tudo. Aquela matéria é um recado e eu acho que vão criar mais fatos ainda. Com certeza daqui para frente eles vão tentar me desqualificar, inventar coisas. Esse é o jogo que eles fazem sempre.
De São Paulo, da Radioagência NP, Vivian Fernandes.











Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.