Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







terça-feira, 24 de maio de 2016

Que bom! Você se interessou?

Que bom! Você se interessou?

Intervenções Norte Americana no Brasil. * guia para estudo e pesquisa.

Ao iniciar esse texto que é apenas uma ferramenta para facilitar sua pesquisa, você precisará de alguns critérios sem os quais não compreenderá corretamente o assunto.
1)         Os países perdedores em todas as guerras tem suas histórias mutiladas, e os vencedores constroem em volta da historia daqueles paises uma muralha quase indevassável de modo que os perdedores não possam justificar seus motivos e razões.
2)         O Capitalismo como conhecemos hoje e o Comunismo são obras dos judeus sionistas que perseguem um ideal, O Povo Escolhido deve dominar o mundo.
3)         O Brasil ao final do Segundo Reinado possuía uma sociedade sensivelmente melhor do que a dos EUA.
4)         A primeira guerra mundial mostrou a importância do petróleo, da aviação militar, do aço, do carvão mineral e dos outros produtos químicos envolvidos no fabrico da pólvora,a importância da borracha e descobriu0se que em longas guerras era preciso ter reservas alimentares em países pacíficos ou neutros, pois no teatro da guerra os campos e a infra-estrutura era destruída. Assim as riquesas do Brasil, na possibilidade de outra guerra passou a fazer parte dos estudos estratégicos das nações desenvolvidas.
5)         O Brasil teve forte imigração alemã e italiana, que se projetou ma vida nacional, e possivelmente facilitou, há no fim do Segundo Reinado, que em conjunto com outras nações a Alemanha e a Itália participassem nas avaliações das riquezas nacionais. No período que antecedeu a Segunda Guerra a Alemanha fazia propaganda ideológica e pesquisas minerais e energéticas desde as Guianas ate a Argentina, o que explica a posição de Getulio Vargas favoráveis ao Eixo ( Itália-Alemanha-Japão) e se não estou enganado também a Turquia. Nesse período a Inglaterra e banqueiros e financistas judeus ingleses dominavam o mundo de sol a sol. A Alemanha lutava para livrar-se de financistas, banqueiros e industriais judeus alemães ( pesquise por favor).
6)         Finalmente, ao contrario do que eu pensava, ou seja, de que Getulio Vargas fora um estadista visionário, ele vai adequar-se aos interesses da Guerra, e suas estatais serão criadas mais para proteger esses interesses de possíveis outros inimigos dos Aliados do que preocupava-se com o povo Brasileiro. Todavia, não se pode negar, que Getulio teve momentos favoráveis ao povo Brasileiro. No entanto não podemos esquecer que no plano Político Mundial, o dialogo Comunismo-Capitalismo, ambos controlados pelos interesses judeus  sionistas criavam as circunstancias para o crescimento do capitalismo judeu inglês e norte-americano.

Não foram poucas as intervenções do Governo dos EUA nesse período anterior, durante e pós guerra.

O leitor deverá procurar os textos destes acordos, embora alguns permanecem até hoje obscuros. No entanto foram esse acordos de guerra que criaram a Siderúrgica Nacional, a Fabrica Nacional de Motores destinada a construir motores para aviões de guerra, A Companhia Vale do Rio Doce para garantira a mineração de guerra, a Rádiobras, para controle da Comunicação via Rádio; A Companhia Nacional de Álcalis; e Petrobras, para garantir ou ajudar com petróleo os aliados, alguns portos com essa finalidade e autorização para que os EUA construíssem bases militares no Brasil. E está absolutamente claro, embora nas entrelinhas, o “direito” implícito de intervir em nossa política interna e externa. Ia me esquecendo, o complexo energético do Rio São Francisco ( deis hifroeletricas) necessárias para a mineração. O povo brasileiro com o tempo ficaria com os beneficios colaterais dos empreendimentos.

Foram eles:

Os Acordos de Washington ocorreram após a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial em 1941.  A Guerra necessitava do conveniente apoio estratégico do Brasil e demais países das Américas.
As relações Brasil -Estados Unidos nesse contexto tiveram início com a chamada "Missão Aranha", entre janeiro e março de 1939, atendendo a um convite pessoal do Presidente Roosevelt. O governo brasileiro enviou a missão a Washington chefiada pelo Ministro das Relações Exteriores Osvaldo Aranha, aquele que deu o voto de minerva para a criação do Estado de Israel, adepto da integração dos países da América (Pan-americanismo), enquanto outras pessoas ligadas a Getúlio Vargas preferiam a aproximação com o Eixo. Participaram da comitiva o diretor do DASP, Luís Simões Lopes, o diretor do Banco do Brasil, Marcos de Sousa Dantas, e os diplomatas Carlos Muniz e Sérgio de Lima e Silva. Com esses acordos, o Brasil liberou o mercado de câmbio e retomou o pagamento da dívida externa [1] 

Em seguida houve outras quatro missões. A primeira foi a missão chefiada por Alex Taub em 1941, composta de dez engenheiros [2] . Os relatórios foram mantidos em segredo.

A segunda foi a missão Cooke, enviada em 1942 após a declaração de beligerância do Brasil contra a Alemanha, chefiada por Morris Cooke. Na parte brasileira houve a participação dos técnicos chefiados pelo ex-tenente João Alberto Lins de Barros, que presidia a Coordenação de Mobilização Econômica (órgão criado por Vargas para implementar os Acordos de Washington, que funcionou entre 1942-1945). Novamente foi motivo de desconfianças pois os relatórios só foram conhecidos pelos brasileiros em 1948[3] .

Em janeiro de 1942, no Rio de Janeiro, houve uma conferência orientando a ruptura das repúblicas americanas ( financiadas na sua origem pela Inglaterra) com os países do Eixo.
Em março de 1942 na Terceira Reunião de Consulta de Chanceleres Americanos, foram fechados os acordos em represália ao torpedeamento de cinco navios brasileiros por submarinos supostamente alemães.( pesquise isso). Historiadores revisionistas atualmente creem que foi uma pressão dos EUA para que o Brasil parasse de flertar com o Eixo, implicitamente ameaçando tomar o Nordeste  militarmente caso Getúlio tivesse ficado do lado do Eixo, com o qual tinha mais simpatias. O historiador Luiz Alberto de Vianna Moniz Bandeira afirma que os Estados Unidos estavam preparados para invadir o Nordeste, caso Vargas insistisse em manter a neutralidade do Brasil.[4][5] Para não perder a região para os americanos, que já queriam tomar Fernando de Noronha em meados do século XIX, Vargas barganhou o alinhamento do Brasil aosAliados.

Os acordos selaram em princípio um empréstimo de 100 milhões de dólares para a modernização e implantação do projeto siderúrgico brasileiro, além da aquisição de material bélico no valor de 200 milhões de dólares.
 Esses acordos foram decisivos para a criação da Companhia Siderúrgica Nacional e da Companhia Vale do Rio Doce.
O lobby dos aliados era tão grande que Getúlio foi capaz até de trair os seus próprios aliados Integralistas pró-Eixo que o sustentaram no poder e durante o golpe de estado.
Assim o Brasil assumiu o compromisso de fornecer minérios estratégicos e importantes à indústria bélica americana. Os principais produtos eram alumínio,bauxita, borracha, cobre, cristal  quartzo, estanho, magnésio, mica, niquel, tungstênio, zinco, entre outros.

Para o fornecimento de borracha foi estabelecido um fundo de financiamento especial, gerenciado pela Rubber Development Corporation e o Departamento Nacional de Imigração (DNI). Como este incentivo finaceiro o governo Brasileiro comprometia-se a incrementar as atividades do serviço de recrutamento, encaminhamento e colocação de trabalhadores nos seringais da Amazônia (Serviço Especial da Mobilização de Trabalhadores para a Amazônia – Semta e a Superintendência de Abastecimento do Vale Amazônico - Sava).


Ainda como cláusula destes acordos o governo brasileiro dava permissão aos americanos para a instalação de bases militares no região Norte e Nordeste e construção de aeroportos no país. continua)






Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.