Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







domingo, 22 de maio de 2016

Segredos da Petrobras III

Segredos da Petrobras III
O Brasil, pode-se dizer era um pais europeu, ou ao menos uma colônia capitaneada por Dom Pedro II ate 1889 com a teatral proclamação da Republica. Carecíamos e carecemos de massa cientifica e consciência aprofundada das nossas potencialidades naturais e culturais. D.Pedro II trouxe ao Brasil cientistas europeus, principalmente geólogos e técnicos em pesquisas minerais, D.Pedro já sofria forte pressão da Inglaterra e França via maçonaria, pois D.Pedro era maçom. Assim estrangeiros sabiam mais sobre o Brasil que os Brasileiros e essa situação perdura. Muitas nações ousavam projetar suas garras sobre as riquezas do Brasil, pois assim haviam feito com a África, e alguns paises da Ásia.  Mas que riquezas buscavam? Já havia interesse pelo petróleo? Sim no Segundo Reinado estrangeiros já procuravam petróleo no Brasil. Veja como andavam as coisas  do petróleo no mundo durante o Segundo Reinado. Em 1850, James Young, na Escócia, descobriu que o petróleo podia ser extraído do carvão e xisto betuminoso, e criou processos de refinação. O primeiro poço moderno foi perfurado em Bibiheybət (Bibi-Heybat), próximo a Bacu, no Azerbaijão, no ano de 1846. O Azerbaijão foi o maior produtor de petróleo no século XIX e no final desse sua produção era de mais da metade da produção mundial. O primeiro poço comercial da Romênia foi perfurado em 1857. O primeiro poço nas Américas foi perfurado no Canadá, em 1858. Em agosto de 1859 o norte-americano Edwin Laurentine Drake perfurou o primeiro poço nos Estados Unidos. O assunto petróleo interessava o mundo e as nações mais desenvolvidas e gananciosas mandavam técnicos em pesquisa pelo mundo inteiro, incluindo ao Brasil. Estrangeiros já tinham informações sobre essas riquezas no Brasil antes mesmo da proclamação da Republica, alias essa como todas as republicas da América do sul tiveram dinheiro, militares armas e incentivo da Inglaterra. Assim nas duas ultimas décadas do Segundo Império iniciativas privadas estrangeiras começaram as pesquisas de petróleo no Brasil, é possível que essas pesquisas tenham influenciado as republicas sul-americanas. A verdade é que o primeiro poço em profundidade perfurado no Brasil ocorreu entre 1892 e 1895 já no período republicano e é conhecido como poço de Bofete em São Paulo. Deve-se essa perfuração a Eugenio Ferreira de Camargo, e não logrou êxito.
Vocês conhecem aquela história bíblica que nos conta que tendo um homem descoberto um grande tesouro em um campo, esconde o tesouro, vende tudo o que tem e compra aquele campo? Pois foi isso que foi feito com as riquezas do Brasil, permaneceram escondidas de modo que se comprasse o país, primeiro pela Republica, depois pelos diversos métodos que todos nós brasileiros conhecemos. As riquezas ficaram escondidas para que outras competentes nações não as cobiçassem, ou que os peões brasileiros não acordassem para o fato de que eram e poderiam ser ainda mais a nação mais poderosa do mundo.
A Primeira Guerra mundial despertou as nações para a necessidade estratégica do petróleo ainda mais do que suas potencialidades comerciais. Petróleo, aço , carvão ( necessário para a pólvora) e borracha tinham uma importância militar extremada. O Brasil tinha tudo isso. Nos anos que precederam a Segunda Guerra, cientistas alemães favoráveis ao Nazismo, investigaram essas possibilidades das Guianas à Argentina. O mundo  econômico judeu-inglês que dominava o mundo estremeceu. As diversas embaixadas se mobilizavam ferozmente, o judeu norte Americano David  Rockfeller magnata do petróleo e dono da Standard Oil, e a sua principal concorrente a Shell saíram a negociar petróleo inclusive com a Alemanha, ao mesmo tempo em que Roosevelt, presidente dos Estados Unidos negociava com Getulio Vargas condições para evitar entre outras coisas que as riquezas brasileiras ajudassem a Alemanha Nazista. Em abril de 1938 o decreto lei 366 instituia o regime de hidrocarburetos, líquidos e gases naturais; e pelo Decreto Lei 395 de 29 de Abril de 1938 cria o Conselho Nacional do Petróleo; Curiosamente o pais que não tinha petróleo descobre seu primeiro poço comercial em Lobato na Bahia em 1039 em Plena Guerra. Os EuA já tinham base militares em Natal Rio Grande do Norte e acordos com o governo Brasileiro.
Em 1953 Getulio com luminar consciência dos fatos pela lei 2004 de  outubro de 1053 cria a Petrobras e o monopólio da pesquisa ; da exploração; do refino; do gás; do transporte por oleodutos ou navios. Em 1954 a Petrobras da inicio a um programa de expansão da política petrolífera governamental  no pais, o que em pouco tempa resultaria na auto-suficiência de petróleo no país. Getulio é suicidado pouco depois. A Petrobras hoje é uma empresa de economia  mista com predominância de ações subscritas e garantidas por lei ao Governo da União.
Ao tempo de Juscelino, como o incremento da industria automobilista no Brasil foi garantida por lei à Petrobras o monopólio sobre a  ocasional importação de petróleo. Jamais cessaram  as pressões e armadilhas comerciais internacionais sobre essa riqueza. Foi no entanto garantido o direito a algumas empresas estrangeiras que já estavam estabelecidas no Pais, garantias que não deveria ter sido mantidas, o pais deveria resgatar aquele patrimônio.
Assim posto, salta aos nosso olhos que livros escolares brasileiros como por exemplo o Livro de Geografia de  Helio Carlos Garcia, no seu pequeno Atlas continue negando que o Brasil seja produtor de petróleo, e nos coloca como importadores da Arábia Saudita.
Cabe ao interessado estudar um pouco da história das republicas de paises sul-americanos produtores de petróleo como Bolívia, Peru, Venezuela, Equador, Argentina e Colômbia se não estou enganado, entre aqueles que me lembro.

Petróleo e minerais tem derrubado governos com afirma e comprova Eduardo Galeano em seus livros, principalmente “ Veias Abertas da América Latina”.  (continua) 







Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.