Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Carta de Ivo Arzua Pereira. e a lei 2.828.

 A Lei 2.828 de 31 de julho de 1966
Plano Diretor de Urbanismo de Curitiba
No fecho da Mensagem nº. 22, de 30.05.66, dissemos textualmente:
“ A só participação nos debates e aprovação deste autoprojeto de Lei, bastaria para justificar a passagem de cada um de seus participantes pela face da Terra ”.
E, assim graças à magnifica e comovente dedicação de uma incomparável plêiade de cidadãos comuns, engenheiros, arquitetos, economistas, administradores, jornalistas, vereadores, políticos e enfim, profissionais das mais variadas especialidades, em 31.07.66, em solenidade pública, sob intensa emoção dos presentes e, com a presença ilustre do então Prefeito de São Paulo, Brigadeiro Faria Lima , o Excelentíssimo Presidente da Câmara de Vereadores de Curitiba, Erondy Silvério , fez a entrega da Lei 2.828, ao Prefeito da Cidade, o qual, sumamente emocionado, a sancionou, sob a aclamação do público presente.
Entre as características inovadoras previstas no Plano Preliminar de Urbanismo, elaborado pela firma Sociedade Serete de Estudos e Projetos Ltda., e Jorge Wilheim – Arquitetos Associados, e outras, acrescidas posteriormente pelas conclusões do seminário “ Curitiba de Amanhã “ (Decreto 10002/65), realizado durante o “Mês do Urbanismo”, criado pelo Decreto 1000/65, gostaríamos de ressaltar as seguintes:
3.1 – Estruturas de Planejamento Integrado
3.2 – Hierarquização de Vias Urbanas (Art 37)
3.3 – Avenidas de Interligação dos Bairros
3.4 – Ruas, Praças e Alamedas de uso preferencial de pedestre (Art. 3º.)
3.5 – Habitações de interesse Social (Art. 22)
3.6 – Utilização dos Centros de Quarteirões (miolos de quadras, Art. 26), para fins comunitários
3.7 – Criação de uma paisagem urbana própria, com a edificação de Torres de Habitação Coletiva,com 63m de altura, distantes 30m, uma da outra (Art.37)
3.8 – Preservação dos Fundos de Vale, com a adoação de Faixas Marginais de Domínio Público (Art. 43 ), para evitar contruções obstrutivas e lixo no leito dos rios
3.9 – Renovação Urbana (Art. 47-49), como instrumentos de revitalização das zonas em declínio ou exauridas
3.10 – Preservação e Revitalização dos Setores Históricos e Tradicionais (Sec. V, Art.52).
3.11 – Setores Educacionais (Art. 61), preservando áreas apropriadas para unidades educacionais
3.12 – Setores Sanitários (Art. 62), preservando áreas apropriadas para Unidades Sanitárias
Reconhecendo a efetiva liderança e a devotada participação do Prefeito Municipal em todas as fases de elaboração do Plano Preliminar de Urbanismo, o arquiteto Jorge Wilheim testemunhou na Introdução desse Plano Preliminar:
“ Ao Sr. Ivo Arzua Pereira, Digníssimo Prefeito Municipal de Curitiba, em especial, cumpre-nos dever de consignar as nossas congratulações pela oportunidade como foi objetivada a necessidade deste Plano Diretor, bem como pela maneira esclarecida com que acompanhou todas as fases de sua elaboração ”.
Soc. SERETE de Estudos e Projetos LTDA.
Arquiteto Jorge Wilheim
IV – Realizações do Plano de Urbanismo na Gestão 62-66
Inspirado e incentivado pelo nosso lema de campanha eleitoral – “ mais ação menos conversa ”, apesar do Plano Diretor de Urbanismo somente ter sido aprovado em 31.07.66, quase ao final do nosso mandato, muitas obras e realizações constantes do citado Plano, foram planejadas e executadas como frutos das pesquisas e estudos que vinham sendo executados ao longo desse planejamento, como sejam:
4.1 – Planejamento integrado
4.2 – Hierarquia de vias
4.3 – Avenidas de Ligação entre Bairros, tais como Paraná, Kennedy, Churchill, Mário Tourinho e a Brigadeiro Franco (50%);
4.4 – Ruas de Uso Preferencial de Pedestres: Travessa Oliveira Belo;
4.5 – Habitação de Interesse Social; criação da COHAB-CT; a Vila Nossa Senhora da Luz dos Pinhais (2.500 CASAS); o Conjunto Residencial do Pilarzinho, em Curitiba e, na área metropolitana, Conjunto Residencial em Campo Largo, Vila Padre Jackson na metropolitana em Paranaguá; criação da Fundação Habitacional do Trabalhador Municipal;
4.6 – Renovação Urbana: desapropriação, alargamento e construção das ruas Marechal Deodoro, Marechal Floriano, Rua XV (trecho Mal. Floriano – Praça Osório), Cruz Machado e Tobias de Macedo;
4.7 – Preservação e Revitalização de Setores Históricos: Praça da Ordem e Adjacências;
4.8 – Setores de Educação: Instituição da Rede Municipal de Ensino de 1º. Grau; construção dos Grupos Escolares Papa João XXIII e Isolda Schimidt;
4.9 – Setores Sanitários: criação da Diretoria de Engenharia e Medicina Sanitária; Construção das Unidades Sanitárias do Cajuru, do Tarumã e da Vila Nossa Senhora dos Pinhais.
V – Realizações Além-Plano
5.1 – Criação da URBS (Lei 2295/63), que promoveu a execução da Renovação do Centro Urbano de Curitiba.
5.2 – Criação do Fundo Municipal de Telefones (Lei 2.700 de 31.12.65), que financiou a Telepar na implantação do Sistema Estadual de Telecomunicações.
Elaboração e publicação do decreto 1620 de 30 de junho de 1966, que revogou a cláusula de exclusividade da Companhia Telefônica Nacional-CTN, subsidiária da I.T.T. americana-para a expansão e operação da rede telefônica de Curitiba,
Contratação dos advogados Pontes de Miranda, José Rodrigues Vieira Neto, J.H. Meirelles Teixeira e Alfredo Buzaid , para representarem o Município de Curitiba no Mandado de Segurança nº. 81/66 da C.T.N., os quais obtiveram unanimidade de votos no Tribunal de Justiça a favor do Município de Curitiba, assim libertando-o da poderosa I.T.T. e permitindo a expansão da rede telefônica local e estadual pela Telepar.
5.3 – Criação da Fundação de Recuperação do Indigente – FREI (Lei 2585/85)
5.4 – Estudo do Planejamento da Área Metropolitana de Curitiba pela
URBS (1966)






Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.