Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Escolas & Escolas.

Escolas & Escolas.

Um dos meus irmãos foi duas vezes Secretario de Educação do Paraná. Meu bisavô também foi. Portanto é com muita humildade que eu opino sobre a seara alheia.
O que é escola para mim. É a reunião pratica de alunos (crianças ou adultos) em torno de um professor (a). Em essência para mim a escola é isso. A escola subsidia aquilo que os pais não sabem, ou não são capazes de ensinar. A escola transmite valores, principalmente o respeito fundamento essencial de quem quer aprender. Vou tomar como exemplo o Japão de antes da Guerra. Qualquer instalação servia para um professor de aldeia ensinar. E que qualidade de ensino ele conseguia. Hoje, depois da Guerra a juventude japonesa assumiu a maneira americana de viver, assumiu a ideologia da igualdade e da aversão hierárquica, e com isso perdeu e esta perdendo o respeito. Não se consegue mais transmitir os valores fundamentais da cultura japonesa. A rebeldia vai tomando conta da juventude.
No Brasil, para os governos, escola é sinônimo de prédios escolares. Construir escola é construir prédios. Quando na verdade construir escolas é construir valores e professores. O professor é o pivô, o centro da classe de alunos. O professor é maior e melhor instrumento de educação. Lá no Japão ser professor equivale quase a um titulo de nobreza. Aqui o professor é visto como um semi-letrado e fracassado cidadão de baixo salário em uma sociedade de consumo empobrecida e desigual (não no sentido hierárquico), mas no sentido de que somente as pessoas que tem dinheiro têm valor. O dinheiro é o valor Maximo da sociedade brasileira, e o professor um coitado de baixo salário nada tem a ensinar de como se obtiver o tal dinheiro.
Somos ou deveríamos ser uma sociedade Cristã. Esse é o valor básico da sociedade brasileira que foi sendo soterrado e esquecido, ou ate mesmo expulso das escolas; eu te pergunto um prédio bonito de milhões de Reais ensina? Esses milhões de Reais não estaria mais bem aplicados na dignificação e formação de professores? Foi isso que meu irmão procurou iniciar com a formação continuada dos professores, e no programa gradativo de melhoria salarial. Não são os prédios que ensinam, mas são eles q2ue os planejadores, engenheiros e maçons quase todos gostam. Mais; são eles que dão lucro, propinas, manutenção infinita. São eles que sugam os recursos da educação. Hoje educamos para o consumo de eletrônicos, não como matéria formal, mas pela atitude dos docentes que dizem não poder trabalhar sem computadores e demais eletrônicos. As crianças apreendem pelo exemplo. A escola desvincula-se dos valores fundamentais, da espinha dorsal da sociedade brasileira, para se fazer a oficina do desrespeito, da desobediência, do espírito contestador e pouco reflexivo, do espaço coletivo para a iniciação do uso de drogas. O professor é um assessório dispensável, mal pago e muitas vezes mal formado. As crianças e adolescentes são guardados nas escolas, para que seus pais possam exercer a dura missão de escravos do consumo. Nem pais e nem professores, salvo exceções e resistentes, transmitem valores aos seus filhos, e quando o fazem transmitem valores equivocados que eclodirão em fracasso como cidadãos de uma nação logo ali adiante. Viver em sociedade baseia-se no respeito mutuo, e não na aceitação incondicional dos vícios e da rebeldia.
Você concorda ou não? Mansões estão escondendo famílias desintegradas, filhos viciados, moral rasa. O que falta? Não é isso que esta acontecendo nas escolas?
A melhor imagem que tenho de uma escola é a de Jesus sentado em uma barca ensinado seus discípulos sentado à margem. O professor em destaque e acima dos alunos pelo saber.

G23












Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.