Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







terça-feira, 16 de junho de 2015

A Jerusalém Cristã.


Li apenas um livro sobre esse polemico tema. O autor procura minimizar os vínculos do cristianismo com a cidade de Jerusalém, dizendo que é um vinculo religioso transitório, sem qualquer vinculo cultural ou nacional. Embora o autor não diga, ele não crê que Jesus seja o Messias, e sem ser claro, ele aguarda o Anticristo, o Messias israelita que virá desmentir a Cristo. Por outro lado, os autores cristãos, ao menos os que conheço se atem aos 88 anos de domínio dos cruzados sobre Jerusalém.
No entanto, existem passagens de Velho e Novo Testamento que nos dão uma outra idéia. Cristo é a consumação da PROMESSA.
Na visão profética é de Jerusalém que Javé exercerá o domínio sobre todos os povos. Isaias atesta que Jerusalém será reconstruída sobre nova pedra angular  (28, 16) essa pedra é Jesus. Jeremias nos diz que nela (Jerusalém) nascerá uma fonte de prodigiosa fertilidade ( 47,1-2) que é o cristianismo, fenômeno semita, nascido e desenvolvido entre judeus. A nova Jerusalém será chamada “Javé esta aqui”(48,35). No  Novo Testamento Jesus é chamado Emanuel, ou seja, "Deus conosco". No Novo Testamento lemos textos de sentido histórico e profético. A pregação de João Batista chegou a Jerusalém (Mc 1,5), Jesus sobe a Jerusalém para consumar seu sacrifício cabal e definitivo ( Mc 10,32). Entra nela triunfalmente e purifica o Templo ( 11,1-19). Prediz a destruição da cidade de Jerusalém ( 13 14-27). Na vida de Jesus Jerusalém aparece como ponto para onde tudo converge. A evangelização do mundo erradia-se de Jerusalém ( Lc 24,47 e At 1.8). A Igreja instituída sobre Pedro e no Pentecostes, acontece em Jerusalém ( At 1, 4-2). Paulo nos diz que após o tempo dos gentios a Jerusalém será restaurada em (Rm 11, 15-32).O apóstolo João no Apocalipse chama Jerusalém a Gloria de Deus. Embora os judeus não convertidos rejeitem Jesus fazendo-o crucificar fora dos muros, é de Jerusalém que emana o cristianismo inicial, que por circunstancias especiais se fixará em Roma com os apostolos judeus, Pedro e Paulo.
Como vemos a Jerusalém é Glorificada no Messias Jesus.


G23.
OBS: O Papa João Paulo II escreveu um documento ( carta Apostolica sobre Jerusalém) sobre Jerusalém em 1984, documento que eu nunca li.






Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.