Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







quinta-feira, 11 de junho de 2015

A quem pertence Jerusalém?

A quem pertence Jerusalém?

As pesquisas mais recentes comprovam que a cidade existia em tempos pré-históricos. O que não é dizer muito, porque a fronteira dos tempos históricos ate hoje não estão bem definidas. Índios no Brasil que não possuem escritas vivem em tempos pré-históricos, por exemplo, o que nos mostra que a uma orientação ideológica na datação dos tempos históricos. Ate o ano  1000 AC não haviam inventado a escrita silábica, portanto as “escritas” ideográficas podem ser interpretadas de muitas maneiras, dando margem a interpretações bem tendenciosas. Assim os tempos anteriores a David, sem erro, podemos chamar de tempos pré-históricos.
Na Bíblia a cidade é chamada Salém, cidade do Sacerdote Melquisedeque. Sabe-se, todavia que foi tomada aos Jebuseus pelas armas ao tempo de David. Aqui ocorre uma discussão sobre o nome da Cidade Santa. Uns dizem que o nome lhe vem de Jebusalém (cidade Salem pertencente aos Jebuseus) que por motivos vários era escrita Geru-Salém, ou Gerusalem. Por outro lado existe o testemunho da literatura babilônica e egípcia, em datas mais recentes onde a cidade é chamada Urusalimu, de onde dizem alguns, deriva o nome  Jerusalém. Com relação aos hebreus seu vinculo começa com a tomada pelas armas dos Jebuseus por volta do ano 1000 AC. Passou a ser capital de David. Salomon filho de David constrói sobre o monte Moriá ( Moriah) o Templo ( que sem provas históricas) teria sido o lugar onde Abrão teria levantado o altar para a imolação de seu filho Isaac, cujo monte, segundo as escrituras foi comprado por David ao Jabuseu Ornan. No ano 586 AC Nabucodonosor, assim como os judeus, toma a cidade tornando-a babilônica e expulsa os hebreus ( hebreus aqui como genéricos dos semitas formadores desse povo). Em seguida (pesquisem) Ciro rei da Pérsia ao vencer os babilônios deixa voltar aos judeus a Jerusalém em 538 AC, portanto 50 anos depois. Muito tempo depois Herodes o Grande restaura a cidade e o templo, no reinado de Herodes nasce Jesus Cristo na cidade de Belém. Pesquise por favor, as datas dos reinos  grego e romano, sobre a área. No ano 70 de nossa era Tito o filho do imperador Vespesiano, como represaria, dizem, a uma revolta dos judeus, queima o Templo de Jerusalém, Em 132 novamente os judeus são expulsos da cidade dos Jebuseus, e o imperador Romano Adriano reconstruí a cidade  agora como uma cidade romana de nome Aélia Captolina (Elia Captolina). Sobre o Templo Adriano construiu um templo a Júpiter. Em  638 de nossa era Jerusalém, a cidade dos Jebuseus cai sob o domínio árabe sob o comando  Umar –ibn Al Khattab que construiu uma  Mesquita sobre o monte Moriah onde ficava o Templo de Salomon. Foi quando Godofredo de Bulhões ao comando dos Cruzados tomou a cidade dos muçulmanos árabes. Era o ano de 1099. Os árabes reagem e Saladino (Salah-Din) em 1187 toma a cidade aos Cruzados. Em 1517 os turcos otomanos tomam Jerusalém e governam a cidade ate 1917. Ai é obrigado a entregar a cidade aos Ingleses durante a primeira Guerra Mundial e ela fica sob o comando do General Allemby ate tornar-se um protetorado britânico a serviço dos judeus britânicos, assim Jerusalém e Palestina Tornam-se protetorado Britânico. Em 1848 a ONU cria o Estado de Israel. Nesse período entre as Guerras centenas ou milhares de Judeus migraram para Jerusalém e proximidades se fixando em terras árabes. Assim o protetorado criou a linha de armistícios dividindo a cidade em dois campos, um Jordaniano (árabe) e um hebreu (os judeus alegam que compraram essas terras aos Jordanianos).
Como vemos a Terra Santa e a Cidade Santa são terras de sangue e guerras. A única maneira de terminar o conflito, cuja solução não será aceita por nenhum dos lados, é a internacionalização do hoje Estado de Israel, pois ali, com ou sem comprovação de justiça histórica, se encontram o Cristianismo, a Islã e o Judaísmo Israelita.

Kassia Zyg sobre anotações de Papai;






Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.