Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







segunda-feira, 8 de junho de 2015

O primeiro Evangelho * Tradição II.

O primeiro Evangelho * Tradição II.

Como é que sabemos que o Evangelho de Matheus é o primeiro Evangelho? Eles estão datados? Não?
Pois esse é mais um exemplo da importância da tradição. Sabemos-nos que o Evangelho de Matheus é o primeiro pelo testemunho de Papias no ano de 135 início do segundo século. Esse documento não testamentário, dá testemunho da origem do primeiro Evangelho. Diz ele: “Matheus ordenou os ditos em dialeto hebraico (aramaico) e cada um os traduzia conforme era capaz”. Hoje os críticos (quais; quem; que fé professam?) não conseguem uma paridade lógica e testemunhal entre esse Evangelho em aramaico com o usual Evangelho de Matheus escrito em grego. Por exemplo, ele cita a destruição do templo ocorrida no ano 70, ele usa de uma teologia pos-apostólica, ele esta apoiado no Evangelho de Marcos. Assim acreditam os críticos que esse Evangelho foi escrito por um judeu de língua grega, culto, versado na terminologia e simbologia judaica, e o teria composto por volta do ano 90 de nossa era. È a primeira vez que se fala em um cristianismo destinado a todos os povos, ( 28, 20) e parece ter uma relação com a denuncia da expulsão dos cristãos das sinagogas após o sínodo Judeu de Jamnia em 87 DC, que pretendia proteger os judeus ortodoxos do fenômeno judeu-cristão ( vejam como o cristianismo é um fenômeno judeu). No prólogo  o Matheus em lingua grego deixa claro que Jesus foi rejeitado pelo judaísmo oficial do tipo farisaico, e que agora se destinava aos pagãos * 1-2. Também diz que a Igreja visível liderada por Pedro ( o pescadpr judeu) (16, 18s; 18,18s) deve anunciá-Lo ate o final dos tempos.


Kassia Zyg sobre anotações de papai.
OBS: Papias foi um escritor do primeiro terço do século II e um dos primeiros líderes da igreja cristã, canonizado como santo. Eusébio de Cesareia o chama de bispo de Hierápolis (atualmente Hierápolis-Pamukkale, Turquia), que fica a 22 km de Laodiceia e Colossos (ver Colossenses 4:13). Ireneu diz que ele foi companheiro de Policarpo, consequentemente discípulo do apóstolo João. Conforme a tradição ele foi martirizado junto com Policarpo (155 d.C.).






Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.