Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







sábado, 6 de junho de 2015

Tradição.

Tradição!

Numa conversa de rua entre evangélicos e católicos ouvimos o evangélico subir nas tamancas e dizer: Qual nada, para nós o que importa é o Evangelho, não há tradição oral. Claro que não posso atribuir essa ingenuidade a todos os evangélicos. Mas eu gostaria de dizer e lançar luz a alguns pontos importantes. Os evangélicos se auto intitulam Evangélicos porque acreditam que só o Evangelho é fonte da Palavra de Deus; Com propriedade a palavra Evangelho, ou boa-noticia diz respeito apenas ao novo testamento e o advento de Jesus. Todavia o que eles não sabem, é que se não fosse a Igreja de Roma, e após a divisão do império Romano a Igreja Ortodoxa, nenhum Evangélico conheceria a Sagrada Escritora, portanto a Igreja de Roma, e a Igreja Ortodoxa são os evangélicos de primeira hora, são as testemunhas de Cristo.
Se você for ao Evangelho de Lucas, no Prólogo (Lucas 1, 1-4) você lerá o seguinte: “Muitos já tentaram compor a história do que aconteceu entre nós, assim como nos TRANSMITIRAM os que, desde o principio, foram testemunhas oculares e Ministros da Palavra. Depois de acurada investigação de tudo, desde o início, também a mim me pareceu conveniente escreve-la para ti segundo a ordem, excelentíssimo Teófilo, para melhor conheceres a firmeza da doutrina em que fostes instruído”. Vemos então que Lucas se baseia em investigação de testemunhos orais e escritos, para compor seu Evangelho. Assim ao usar a palavra transmitir faz uso da palavra latina “Tradere” que significa transmitir e que dá origem à palavra tradição. Logo além das fontes escritas do Evangelho existiam as fontes orais, pois os documentos mais antigos escritos datam do ano 50 (Carta de São Paulo) e os evangelhos foram escritos entre 50 e 100. Como essas verdades foram transmitidas? Oralmente, ou em escrituras dispersas.
Postos assim podem lembrar que a escrita foi inventada pelos fenícios por volta do ano 1000 AC. Nessa data já vivia David. Portanto, toda a Escritura anterior a essa época, e mesmo a dessa época se deve a tradições orais. No judaísmo o nome mais comum dado às tradições não escritas dadas a Moises é Massoret que significa laços ou corrente, elos que se transmitem de geração a geração. Isso nada tem com o conceito de Tradição Eclesiástica, que diz respeito na Igreja às tradições escritas e não escritas com referencia as tradições normativas sobre a fé e a disciplina da Igreja. 
Portanto a fonte do estudo das normas para o exercício do cristianismo está, nas Escrituras, nas Tradições, e no Magistério (Pedro apascenta às minhas ovelhas disse Jesus, dando-lhe autoridade de Magistério).

G 23.






Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.