Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







quinta-feira, 19 de novembro de 2015

A Bíblia enquanto livro.

A Bíblia enquanto livro.

Muita gente imagina Jesus sendo seguido por seus apóstolos e discípulos, cada qual com seu livrinho (bíblia) na mão. Outros mais ingênuos pensam que todos, da Ásia à Europa conheciam o teor das cartas, chamadas epístolas, que apóstolos e discípulos trocavam entre si.
A maioria das pessoas não consegue ver, que Cristo já havia ressuscitado, e nenhum livro sobre ele havia sido escrito, nem ninguém havia corrido atrás dos destinatários das epístolas para publicá-las. Menos ainda havia alguém interessado em escrever os ATOS DOS APÓSTOLOS.
Vocês leram a historia do inventor da imprensa, e do primeiro livro impresso, que foi a famosa Bíblia de 42 linhas. Isso aconteceu 14 séculos depois de Cristo; assim, prezados, no inicio do cristianismo não havia livros, embora seja esse o nome dado aos 72 escritos, ou livros bíblicos. Eles demoraram a serem escritos e mais, demoraram a serem populares.
Você já imaginou uma assembléia de cristãos, cada qual com 72 pergaminhos, ou papiros, debaixo dos braços, na forma de rolos, e escritos à mão? Pois é, ainda por cima esses discípulos, embora todos judeus, povo que quer se fazer crer o mais letrado da antiguidade, embora falassem o grego, porque à época de Jesus o hebraico já estava extinto ( Jesus falava o aramaico), podemos, mesmo assim dizer,  que a grande maioria era analfabeta. Não, não era assim? Uns poucos, muito poucos, liam, e os demais escutavam. Outros pregavam de memória ou criavam argumentos como fazia São Paulo diante do Areópago e de autoridades judaicas (ou não foi assim?). Os livros feitos à mão eram trabalhosos, caros, verdadeiras obras de arte, e não eram brochuras, mas rolos. Puxa passaram-se séculos ate que um cristão leigo pudesse ter o seu livrinho. Lê-lo. Meditar sobre o que lia, no entanto, mesmo lendo, sempre precisou de um pastor para lhes explicar o contesto, afinal são poucos os que sabem a história bíblica e o significado de algumas passagens. Ora, como hoje sabemos, desde a primeira reunião dos textos bíblicos num único conjunto, chamado Vetus Latino, por volta do ano 150 de nossa era, e que era escrito em Latim (* você lê o Latim?) ate surgirem bíblias em vernáculo, passaram-se 1300 anos. Escutou? 1300 anos, e os cristãos não eram menos cristãos por não terem acesso a esse precioso livro. Eles se reuniam nas igrejas onde um sacerdote lhes lia e explicava, era o exercício do Magistério.
A Bíblia como conheces hoje, impressa com letras miudinhas e comentários tem menos de 400 anos (mais ou menos 350 anos). Será, que Jesus esta bravo com essa imensa multidão de cristãos que nos 1600 anos anteriores não lia a Bíblia? Ou bravo com a Igreja por conserva-la?
 Ou ensiná-la. Claro. Devemos lê-la, mas sem fanatismos, pois Jesus instituiu sobre Pedro uma Igreja para cuidar do assunto, para esclarecer, pregar, ensinar, perdoar, ministrar os sacramentos, batizar, casar, e encomendar os defuntos. Que bom não é mesmo? Então por que você, que somente agora conheceu a Bíblia quer ser o conselheiro e o juiz da Igreja? Será que não estão te ensinado coisas erradas?


G 23 de Mello e Silva.






Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.