Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







terça-feira, 24 de novembro de 2015

Os primeiros escritores

Cristãos, pagãos e judeus escrevem sobre Jesus Cristo.

Se Jesus viveu ate 33 ou 36, ate a morte de São João + ou- em 100, haviam passado apenas 64 anos. Os primeiros escritos, sãos os Evangelhos naturalmente. Entre eles São João o último (esses nós comentaremos à parte). Mas existem curiosidades dignas de serem registradas. O Talmude dos judeus fala de Cristo, embora faça referencias a ele, para desmoralizar o próprio e aos cristãos.
O tratado Sanhedrin 43ª do Talmude da Babilônia (Roma) diz “Na véspera da Páscoa suspenderam a uma haste Jesus de Nazaré”
Em Aboda Zara 40 d Jesus é chamado Ben- Pandara, ou como querem outros Ben-Panthera, ou seja, filho de pantera, essa expressão aramaica parece ser, segundo os estudiosos, uma deformação proposital do grego: Huios (hijo) tes Parthenou (Filho da virgem). O termo parthenos (u), foi transformado em Pantheros ( us) ou Partheros, nome próprio, que o documento atribui ao pai de Jesus. Nesse documento leremos que Maria era casada com Pappos, ou Stada, coisa para os filólogos.
Ainda na coleção de documentos judeus, agora fora da tradição rabínica, temos Flavio José que viveu entre 37 e 95, e que nas suas Antiguidades Judaicas fala de Cristo.
Romanos: O incêndio de Roma em 64 sob Nero, é noticiado pelo historiador Tácito, que escreve em 116, e fala de Cristo que condenado no reinado de Tibério, padeceu o suplício sob Poncio Pilatos ( Anais XV 44).
Suetônio escreverá em 120 sobre o reinado de Claudio ( 41-45) que este expulsou os judeus de Roma, que sob o impulso de Cresto ( Cherestós) ou Christós ( Xistos) que traduz o hebraico Messias ( ungido) se haviam tornado causa freqüente de tumulto ( Vita Claudii XXV).
Em 112 mais ou menos, Plínio o Jovem, governador da Bitinia (Ásia Menor) escreveu ao imperador Trajano que os cristãos cada dia eram em maior numero e cantavam um cântico a Cristo que eles tinham como Deus. ( Cartas, 1.X 96)
Sempre lembrando dos quatro evangelistas, resta-nos ainda os escritores cristãos; São Clemente de Roma, em 96, Santo Inácio de Antioquia que morreu em 107; Clemente de Alexandria que morreu em 215; Santo Irineu de Lião, que morreu entre 180 e 190. O presbítero Gaio em 200; e tantos outros do primeiro e segundo século.
Interessante, que se levanta dúvida aos escritos cristãos, mas nunca se levanta dúvidas aos escritos judeus, cujos mais antigos originais conhecidos são mais recentes do que os mais antigos, originais do cristianismo ( ver Keller). Os críticos ditos racionalistas, jamais duvidaram das escrituras judaicas, nem as colocaram em dúvida, porque tais críticos ou são judeus, ou inspirados por judeus. O ponto central é o ataque ao cristianismo, e ninguém diz isso.

Wallareq@gmail.com, para o G23HI.





Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.