Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







terça-feira, 24 de novembro de 2015

Os primeiros escritores cristãos.

Parece que algumas pessoas não conseguem entender!




Os primeiros escritores cristãos.
Hoje seria difícil termos uma idéia do que os primeiros cristãos escreveram se não fosse a Igreja e seu amor pelos livros. Alias Bíblia é palavra que se traduz por coleção de livros, donde o amor pelos livros cultuado desde o inicio pelos cristãos. Quando falamos em Evangelho, estamos no referindo ao Novo Testamento, a Boa Noticia, à Nova Aliança. O Velho Testamento, ou antiga Aliança hebraica (cujos livros originais mais antigos ainda preservados, são mais recentes que os mais antigos documentos cristãos), tem sua importância histórica e tradicional (oralidade), e porque explica a promessa do Messias Jesus. Afora isso, o apego ao pé da letra a ele, faz o jogo do judaísmo (a preservação de sua antiga aliança), não o fundamento do cristianismo, ou Nova e DEFINITIVA ALIANÇA. Todavia a Igreja considera ambos os escritos como Literatura Sacra.
Então, assim sendo, logo após e durante a feitura dos livros do Novo Testamento, mais ou menos entre 50 e 100 dC, houve os escritores apostólicos, chamados Padres Apostólicos, ou como querem outros simplesmente os Padres da Igreja. São chamados assim porque estiveram em contacto direto com os apóstolos. Pode-se entender que na época muito poucas pessoas escreviam. Seguem-lhe no século II e III os assim chamados, por convenção os “apologistas”, ou os defensores da Fé Cristã contra os inimigos do seu tempo. Embora existam outros, costuma-se enumerar pela antiguidade e autenticidade e sua semelhança conceitual com o Novo Testamento a ponto de alguns fazerem parte dos documentos canônicos, como por exemplo, a Didaquê; a epistola (epistola quer dizer: carta) de Clemente, e a do Pseudo- Barnabé; jamais escreveram tratados apologéticos, ou teológicos, mas cartas geralmente em língua grega (falada por judeus e pagãos) que abordavam assuntos de disciplina, recomendando a unidade da Igreja (sempre tão ameaçada ate os dias de hoje) e a autoridade dos apóstolos.
Os Padres Apostólicos segundo o Curso de Historia da Igreja dos Padres Beneditinos:
1) São Clemente de Roma, morto em 102 o terceiro na sucessão após Pedro Apostolo;
2) Santo Ignácio, bispo de Antioquia, morto em 107, condenado a morte na perseguição de Trajano (imperador de Roma).
3) Papias morto em = ou - 130 foi bispo de Hierápolis na Ásia Menor.
4) São Policarpo morto em 156, bispo de Esmirna viu e ouviu São João Evangelista.
5) A Didaquê, também chamada doutrina dos Doze Apóstolos de autor desconhecido que em resumo é um catecismo simples da vida cristã e um ritual que trata do Batismo, da Eucaristia, da celebração do Domingo, do jejum... Acreditamos escrito já ao final do primeiro século. Porque outros textos fazem referência a ele.
6) A Epistola do Pseudo Barnabé, (TÍPICO DOCUMENTO JUDEU) documento que ao inicio foi erroneamente atribuído ao companheiro de São Paulo, Barnabé. O autor desconhecido quer valorizar o Antigo Testamento como mensagem dirigida aos cristãos (pois os cristãos não se preocupavam com as escrituras judaicas).
7) O Mestre de Ermas (às vezes também o encontramos designado como O Pastor de Hermas) autor que nunca se podem identificar cujos escritos tratam da penitência. A designação Pastor, no caso nada tem com as igrejas evangélicas, porque nada disso existia até então.
São esses os principais documentos dos Padres (pais) mais Antigos. Esses, e os Evangelhos formam o conjunto conhecido dos textos do 1º século até a metade do segundo século. É de se supor existam outras cartas e documentos, não canônicos, ou seja, encontrados em contradição dos textos sagrados, assim como existiram os Evangelhos apócrifos. A guarda do sentido Original se supõe pela Autoridade dos Apóstolos, pela Luz do Espírito Santo, e pela Infalibilidade Papal em Fé e Moral, promessa feita por Nosso Senhor ao Primeiro, São Pedro, e aos seus sucessores.Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.