Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







quarta-feira, 18 de novembro de 2015

A questão escriturística ( I)

A questão escriturística.

Abstraída a inspiração bíblica, ao que concordam tanto judeus como cristãos, vamos de encontro a duras questões escriturísticas.
Se a Palavra de Deus escrita é tão importante, qual o motivo de Jesus sendo Deus e Homem não nos deixar nenhuma palavra escrita. Sabemos pelas escrituras que ele lia nas Sinagogas e escrevia. Então por que não nos deixou nada escrito?
Quando Jesus faz do apostolo Pedro a pedra fundamental de sua Igreja o faz sobre uma pessoa viva, não sobre uma palavra escrita. Pedro e os apóstolos e discípulos são testemunhas oculares e auditivas de Nosso Senhor.
Ao terminar seu Evangelho São João escreve: “21, 25: Jesus fez ainda muitas outras coisas. Se fossem escrita uma por uma, penso que nem o mundo inteiro poderia conter os livros que se deveria escrever.”.
Está bem claro nesse texto que há coisas feitas e ditas por Jesus que não estão escritas e que os apóstolos e discípulos testemunharam. Isso é a Tradição Oral.

Não é difícil entender isso, pois os Evangelhos de Jesus Cristo foram escritos tardiamente e muito depois de sua morte e ressurreição; Se consideramos que Jesus morreu por volta do ano 30 de nossa era e ressuscitou ao terceiro dia e permaneceu 40 dias depois, há um lapso de tempo de mais de 20 anos até a feitura do primeiro Evangelho e mais de 60 anos ate a feitura do último Evangelho. Como os fatos foram transmitidos nesse tempo?  Foi transmitido oralmente tudo indica, e mais, como nos diz João, nem tudo foi escrito. Esse acúmulo de tradições não escritas nós chamamos tradições orais. Existem, portanto as tradições orais, e as tradições escritas não evangélicas, ou seja, escritos á época que dão testemunho de Jesus sem, no entanto fazerem parte das Sagradas Escrituras, e até mesmo, existem os chamados Evangelhos Apócrifos, não aceitos pela Igreja. Ou seja, os conjuntos dos apóstolos reunidos em Pedro, ou mais tarde naqueles que herdaram a autoridade de Pedro, os Papas. que no exercício do magistério, declararam que aqueles Evangelhos não são canônicos, ou seja, não são oficialmente aceitos. Aqui já vemos a importância institucional da escolha de Pedro como príncipe dos apóstolos e posteriormente de seus substitutos.

Podemos também sem erro crer que os “Hagiógrafos”, como são chamados os escritores bíblicos escreveram sob inspiração do Espírito Santo, mas isso não nega o que Jesus fez  ou disse como nos diz textualmente João ao final do seu Evangelho. Afinal qualquer ato ou palavra dita por Jesus Deus e Homem é fruto e fonte do Espírito Santo, assim vemos que houve muitos atos e palavras de Jesus que não estão nos Evangelhos.

A Negação da Tradição, nada mais foi do que uma maneira de surrupiar da Igreja a sua autoridade. Negava lhe assim o enorme tesouro de documentos eclesiais que compõe a tradição eclesial antiga e que também não se resumem nos Atos dos Apóstolos. Não será difícil encontrar nas epístolas, ao seu fim, declarações como essas: Há muito mais para vos escrever, mas não quis fazê-lo por escrito, aguardo para transmitir-vos à viva voz.
Então sem forçar a verdade, a Palavra de Deus Escrita, ou  Falada tem o mesmo valor. Assim os rebeldes, não só traduziam as Bíblias, o que permite sutis mudanças nos conceitos bíblicos, como negando o Magistério Eclesiástico, colocavam as Escrituras ao sabor da interpretação de qualquer um, o que gerou o desespero que procuramos demonstrar no texto titulado “João Calvino, O Papa Protestante”; as disciplinas utilizadas por eles ( os protestantes) para conter os exageros, negavam injustamente o necessário  primado de Pedro.
Acabamos de ver, que foi a Igreja que guardou fielmente os Evangelhos por longos 14 séculos, nunca os falsificou, pelo contrario, Lutero sim foi enganado. Acreditando que traduzia “ Originais”, o que era impossível para um monge excomungado, numa pequena paróquia da Alemanha, ou no Castelo de Frederico da Saxônia. Aqui ocorreu algo que nos fala das possíveis falsificações que os Judeus faziam para enfraquecer a Igreja, mas isso não é assunto para tratar aqui. Se os senhores leitores quiserem ler sobre os “ Originais” mais antigos em poder da Igreja, e dos inimigos dela leiam o livro titulado : “E a Bíblia tinha Razão” de autor protestante.

G 23 de Mello e Silva.






Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.