Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







sexta-feira, 14 de março de 2014

Abuso infantil.

Se formos a um bom dicionário de termos jurídicos descobriremos que a palavra ABUSO, vem de Ab-Uso, ou seja, mau uso. No Direito o abuso é entendido como excesso, exorbitação, exagero.

Abstraído o termo jurídico para outras áreas, podemos entender, que abuso infantil é o mau uso da infância. Isto é muito importante, pois amplia em muito o conceito, libertando a palavra do uso jornalistico, ideológico, de maus tratos ou abuso sexual. O aborto por exemplo é um mau uso da infância. Privar as crianças do convívio com seus pais, sem justificativas gravíssimas é um mau uso da infância. Tornar a criança um consumidor de programas educacionais é um mau uso da infância. Bater violentamente em uma criança é um mau uso da infância. Transformar crianças em consumidores de jogos eletrônicos, drogas, guloseimas, etc é um mau uso da infância.
\]
A Infância, período áureo da vida humana, serve para a renovação das gerações e da sociedade, mas também como renovação da vida dos adultos. A infância é a escola do amor, amor entre pais e filhos, entre irmãos e parentes. É a escola que gera, ou devia gerar uma sociedade com valores mais profundos em termos de afeto, emoções, e solidariedade. É a escola que propicia a qualidade relacional dos seres humanos entre si. Portanto na Infância vemos algo de sagrado. Uma sutil renovação de todas as coisas. Um renovar de esperanças, uma consciencia de que nós os adultos somos passageiros e que devemos. mais tarde ou mais cedo dar espaço às novas gerações.

O que vem acontecendo? Tememos e odiamos a fertilidade, como se novas gerações disputassem o espaço, a comida, o sofrimento de viver. Não mais aguentamos o convívio com a infância, sua dependência, suas exigências afetivas, sua constante denuncia de nossa rigidez de valores e vazio afetivo na vida, quando não estão denunciando nossa ignorância com sua perguntas impertinentes.. Batemos nas crianças como vingança de nossa imagem. Abusamos ( fazemos mau uso ) das crianças com covardia de não nos olharmos, como éramos, assim  amontoamos crianças como se fossem  prisioneiros, animais. Exigimos das crianças que se tornem modelos adultos o mais rápido possível. Que sejam obedientes, doceis, encantadores, educados, sem lhes dar o minimo de nosso coração, de nosso tempo, de nossas vidas.  Transferimos essas responsabilidades a terceiros.Se temos dinheiro, podemos ter filhos. Ai se os bois, gatos, carneiros e todos os animais pensassem assim. O mundo voltaria ao deserto inicial.

O ódio a infância é o reflexo do ódio que temos a nós mesmos, às nossas vidas, aos nossos egoísmos. Não olhar para a infância é se negar a reconstruir a hierarquia dos valores essenciais da vida humana. É  não acordar do pesadelo. É  não voltar a vida. É isso que não queremos. Justamente por isso fazemos mau uso da Infância. A infancia nos desinstala de nosso comodismo, de nosso egoismo, de nós mesmos.

Wallace Req ( texto de arquivo) Proximo texto O Sexo.


Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.