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sexta-feira, 14 de março de 2014

Crianças são a verdadeira escola ( dos adultos tementes a Deus)








Madame Montessori.

As Crianças são a verdadeira escola (dos adultos.)
Se não te tornares como uma desses pequeninos, não entrareis no Reino de Deus ( Jesus Cristo conforme os Evangelhos).
Não é difícil perceber. Onde grandes educadores se inspiraram? Onde grandes pedagogos e psicólogos desenvolveram suas teorias? Observando as crianças. Leia um Piaget; um René Spitz; um Konrad Lorenz; Simone Ramain ou Madame Montessori, Anne Anastasi, e eles te dirão as crianças foram os nossos únicos e necessários professores.
Você lembra quando aprendíamos uma equação matemática de primeiro ou segundo grau, e tínhamos freqüentemente que refazê-las desde o começo para procurar e corrigir o erro? Você lembra que tínhamos que voltar aos velhos livros de história para rever detalhes que de muito já nos havia escapado? Então você entenderá o que trago aqui.
Hoje na linguagem da informática conhecemos os programas desfragmentadores de disco, os restauradores de sistema, os reparadores, e os que salvam conteúdos em espelho. Pois é, quando uma criança nasce em uma família, ela no seu desenvolvimento, desde sua misteriosa concepção, passando pela estrita dependência, os pequenos progressos, enfim o desabrochar faz com que a família tenha uma nova oportunidade de desfragmentar, de restaurar, de rever e reparar falhas, erros e ou entender o processo educacional que cada um recebeu. Ë como se voltássemos aos velhos livros de história, as reconstituições de equações, ao espelho de si mesmo.
Quando os pais prestam atenção nos filhos, compreendem a si mesmos, como se olhassem num espelho que tivesse a habilidade de voltar ao passado. Uma grande oportunidade de melhorar, de compreender, de aperfeiçoar, de curarem-se, como pais, como indivíduos, como pessoas.
Afastar as crianças do convívio instintivo dos pais tem sido a grande chaga da sociedade moderna. Hoje adultos perderam por completo a noção de dependência, de sociabilidade, de doação. Adultos se imaginam criaturas de si mesmas, odeiam a fertilidade, odeiam a infância, odeiam limites, justamente porque perderam a noção dos próprios limites naturais.
Não quero desenvolver o tema. Mas filhos do Estado, não são seres humanos, são coisas. Filhos consumidores de educação, não são seres humanos construtivos, são passivos agentes de consumo. Filhos de coletividades, são seres frios, vazios, escravos de ilusões.
Assim, quando a sociedade doente envelhece, nascem as crianças para restaurá-las, desfragmentá-las, reparando e curando a ilusória onipotência do mundo ECONÔMICO, do mundo do consumo e da escravidão. Os adultos precisam viver e prolongar o convívio com as crianças, caso contrario permanecerão doentes, sem escola, sem possibilidade de aprender, vivendo a ilusão de que já sabem tudo, e por tudo saberem, vivem o egoísmo e a falta de generosidade que permite e acolhe a infância. Vivemos a doença da auto-suficiência, como se o homem fosse produto e invenção do homem.

Wallace Req (arquivo)

Esses textos de papai, são registros de idéias. A ressureição que é o nascimento de uma criança, a materialização da esperança na criança, é sem duvida o grande espelho de nós mesmos, a grande oportunidade de fazer um mundo melhor. Mas temos medo da fertilidade. Amontoamos crianças em creches, em escolas para não nos olharmos de frente. De que adianta esse mundo adulto se nossas relações são distituidas de qualidade emocional e afetiva? Para que serve então a renovação das gerações, se não queremos o convívio familiar das novas gerações?

Kassia Zig.





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