Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







quinta-feira, 13 de março de 2014

Trabalho Infantil

Trabalho infantil (para a sua reflexão).
O que é trabalho? O que é exploração? O texto que trago abaixo é verdadeiro, e serve para a sua reflexão. Muitas cidades do Brasil vivem um estado de carência, e nível de desenvolvimento como a dessa cidade que contarei no texto abaixo. O trabalho familiar, e o trabalho escolar têm a mesma finalidade, a formação do ser humano. Exploração escolar, exploração no trabelho é outro assunto. O que conto é verdade, omito apenas o protagonista, mas todos os outros nomes são verdadeiros.

Londrina, Paraná.

O garotinho tinha nove anos. Sua mãe viúva, cozinheira em casa de família, lutava para manter seis filhos. O garotinho a acompanhava todos os dias. Na praça, garotos engraxavam sapatos. Nosso pequeno herói ouvia os lamentos da mãe, e as negativas da mesma. Querido não tem dinheiro para isso, para aquilo. A situação era realmente dura.
Naquela manhã o garotinho desgarrou-se da mãe. Aproximou-se dos garotos engraxates, procurou um de sua simpatia e investiu: Quero aprender a engraxar.
Tião, um pouco mais velho (Sebastião de Paula Ferreira) o iniciou nos segredos da profissão, mas o garotinho ainda era um “lambão”, No dia seguinte Tião apareceu cedo na casa de nosso pequeno herói. Com um martelo, um serrote, insinuou o menor a fazer sua própria caixa de sapateiro, e longe dos olhos dos outros companheiros ensinou os rudimentos da arte. Fez uma correia, pregou na caixinha para que o maroto pudesse carregá-la ao mesmo tempo em que equilibrava na cabeça uma cadeira. Tudo pronto foram para a praça. Tião de um lado, e o nosso herói do outro. Foi um sucesso. O Garoto voltou com uma boa quantia, e entregou para a mãe. Pode-se imaginar a emoção.
Dia após dia, lá iam eles, agora grandes amigos. Então às seis da tarde, guardavam seus apetrechos em um comercio, e iam esperar o trem. O trem diminuía a velocidade, desafogava as maquinas e deslizava cerca de um quilometro ate a estação. Os garotos se penduravam nele. Na estação iam carregar as malas dos passageiros em troca de gorjetas. Logo aprendeu o nosso herói, que os donos das pensões davam certa quantidade em dinheiro por cada cliente que eles trouxessem. A renda dos dois aumentava. A carga da mãe do garoto diminuía.
Certo dia Tião foi chamado pelo pai, ferreiro na pequena fabrica de Jacob Minati. Era agora, Tião um auxiliar de ferreiro. Não tardou que o amigo chamasse o nosso garotinho, que era auxiliar de auxiliar de ferreiro. Os dois se divertiam muito. Tião que fazia samba na caixa de engraxate, agora tirava um som nas placas metálicas, enquanto o nosso garoto batia na bigorna o compasso. O tempo passou, mas não muito.
Certa manha o garoto viu um anuncio: precisamos auxiliar de garçom.
Mamãe; vou trabalhar no restaurante do Seu Ventura. Não meu filho, nem roupa você tem para isso. Mas mamãe... E ela lavou o que ele tinha de melhor. Lá foi ele cheio de segurança. Apresentou-se ao seu Ventura. O Velho o olhou de cima para baixo. Coçou o queixo, e perguntou? Você não tem sapatos?
Não, eu nunca usei sapatos. Então o velho Ventura levou o guri ao outro lado da rua, e comprou meias e sapatos para nosso herói que agora tinha treze anos. Assim começou seu primeiro dia de trabalho. Duro mesmo foi andar com aquele calçado duro, e agüentar as bolhas. Mas o garoto crescia, fortalecia, ajudava a mãe, os irmãos, tornou-se lanterninha de cinema, motorista de caminhão, dono de oficina, criou oito filhos, e ainda hoje trabalha aos 85 anos de idade.

Wallace Req ( arquivo)




Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.