Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







segunda-feira, 3 de março de 2014

Luis de Mello e Silva e a Odem de Cristo


Novas noticias sobre Luis de Mello e Silva, segundo donatário da capitania do Maranhão.





Caravelas da ORDEM DE CRISTO.

De fato Luis de Mello e Silva era um Cavaleiro de Cristo. Os capitães das naus depois de Infante Henriques obedecem à bula de 12 de março de 1455. O Papa Calixto II confirma as disposições do Papa anterior Nicolau V. As caravelas eram comandadas por capitães cavaleiros, membros de Ordens Militares. Segundo as ordens papais as descoberta destes cavaleiros, Pertencente à Ordem de Cavalaria de Nosso Senhor Jesus Cristo, seriam em parte adjudicadas ao patrimônio da Ordem, cujas rendas podiam ser aplicadas nas viagens de descobrimento portuguesas. Essa disposição contribuiu muito para a expansão do alcance do Reino Português nos cinco continentes. Neste sentido quero indicar algumas obras: Pedro Silva, português, em "Portugal, apologia humana e lusitana".  José Marques em Visitações de Ordens Militares, Tito Lívio Ferreira em A Ordem de Cristo e o Brasil, Vieira Guimarães, em Sexcentenario da Ordem de Cristo.

A Ordem tinha embaixadores em Roma, Lisboa e Castela. A Ordem foi a principal financiadora da empreitada dos descobrimentos. Seus membros tinham que ter de 15 a 50 anos, eram freis ( irmãoscom votos religiosos), com votos severos, alto valor de honra, coragem, responsabilidade, não podiam ambicionar bens pessoais, tinham conhecimento de navegação,  para fortificar vilas, elevar capelas, plantar e escolher terras férteis, os que eram frades ( padres, com Cura de Almas), casar, celebrar as missas e cuidar das finanças das propriedades da ORDEM.  Dizem que o Rei João III em ato real determinou que os Cavaleiros largassem as espadas e os transformou em frades, recolhendo os as casas religiosas, sob severas regras, isso a partir de 1521, foi nesse estado e nessas circunstancias que encontramos Luis de Mello e Silva. Alguns privilegiados por trações de nobreza de sangue ou adquiridos pelos méritos militares ou políticos, ainda tinham certas “liberdades”. (Ver Antonio dos Santos, em Monumentos das Ordens Militares do Templo e de Cristo).

Ainda não li de Vieira Guimarães autor de A Ordem de Cristo. Mas estou ansioso para correr os olhos sobre essa obra tão famosa. Ate aqui sabemos de concreto que Luis de Mello e Silva (Luis de Mello da Silva segundo outros) era o Capitão Mor da capitania do Maranhão(Capitão Mor, era uma especie de governador, abaixo dos Vice-Reis) e capitão da nau São Francisco, com a qual desapareceu. Se as naus estavam entregues a Ordem, Luis era um Cavaleiro de Cristo. ( ver neste na internet neste sentido a  lista de "naos" da armada das Indias,  logo  português).

Wallace req (textos de arquivo, anotações de pesquisa).






Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.