Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







segunda-feira, 3 de março de 2014

Geração dos Palha


As origens familiares

Vista a qualidade de sua pessoa, religião e oficio, frei Vicente do Salvador encontrava-se, aos 22 dias do mês de julho de 1632, nas dependências do colégio da Companhia de Jesus, em Salvador, prestando depoimento no processo de beatificação do jesuíta Inácio de Azevedo. Dizia ter 65 anos, pouco mais ou pouco menos, quer dizer, teria nascido em finais de 1566 ou início de 15672, ser natural da Bahia e filho legítimo de João Rodrigues Palha e de Mécia de Lemos3. Demonstrava ter, assim, uma ligação íntima com o Novo Mundo, não só por ter lá nascido, mas também por seus pais terem sido agentes ativos no surgimento da cidade cabeça da nova terra portuguesa: sua mãe já se encontrava no Brasil por volta de 15564, e seu pai lá havia desembarcado cerca de dois anos antes. Quer dizer, cinco anos depois da chegada do primeiro governador-geral do Brasil, as famílias materna e paterna de frei Vicente do Salvador se encontravam presentes na nova terra, construindo raízes e laços de solidariedade com outras gentes que já estavam e que chegavam para formar a comunidade local. As raízes do autor da Historia do Brazil se confundem, desta maneira, com as da nova terra portuguesa, não se sabendo onde começam umas e terminam outras.





Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.