Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







quarta-feira, 26 de março de 2014

Sociedades Secretas?

Sociedades Secretas (Luz ou Trevas?).
A Sagrada Escritura faz uma alusão: Os filhos das trevas são mais espertos que os filhos da Luz. Diz algo mais: Eu vos envio entre lobos, sede, portanto, prudentes como as serpentes e puros (mansos) como as pombas. Portanto, como muitas são as interpretações deste texto Bíblico serei muito prudentes e mansos nesse texto.
Aquilo que é secreto é invisível, é escondido, portanto, difere do que é claro, luminoso e explicito. Podemos dizer que o secreto é semelhante às trevas, à escuridão. Muitas são as sociedades secretas, por isso, eu quero lembrar o que esta dito no Código de Direito Canônico (favor verificar): Cânon 2335 - Quem se inscreve em alguma associação que maquina contra a Igreja seja punido com justa pena, e quem promove ou dirige uma dessas associações seja punido com o interdito.
Embora a Igreja “desconheça” os propósitos secretos dessas agremiações, sente seus ataques e se obriga a sair em defesa de seus ideais luminosos.
Ultimamente vemos em muitas obras literárias, filmes, games, acusações explicitas de que a Igreja possui segredos, subterrâneos, associações secretas. O que não vemos, no entanto é uma alusão feita por autores antigos que vêem nessa frase Bíblica uma denuncia da chamada Maçonaria: A pedra (Jesus) rejeitada pelos pedreiros (os que usam o maço) tornou-se a pedra fundamental.
Bem; quando um sujeito normal entra em um ambiente escuro ele sofre uma acomodação da vista, mesmo assim, sua visão é imperfeita. Assim um sujeito qualquer que se inscreve em uma sociedade secreta tem uma acomodação, mas não vê, nem verá a revelação dos segredos por que sua fonte esta nas trevas.
Ora, se uma sociedade é secreta, verdadeiramente secreta não haveremos de encontrar sua origem, suas constituições, seus propósitos, seus ideais, pois se assim for essa Sociedade já não é secreta, é conhecida, é visível, explicita, luminosa. Então estamos diante de um dilema: Ou a Sociedade não é secreta ou suas constituições são falsas, são dissimulações. Ë nesse espírito e nessa ressalva que eu falarei sobre uma sociedade secreta das mais influentes: A Maçonaria.
Hoje vivemos em um mundo construído pelos ideais maçônicos. O cristianismo ensina que Deus se revela aos homens, que essa revelação é gratuita, e independe dos méritos dos homens. A maçonaria deifica o homem, dando-lhe uma capacidade de inventar a Deus, descobrir os seus mistérios e segredos, e iniciar a outros homens esses “segredos”. Essa diferença é imensa e é na verdade um divisor de águas que separa os filhos da Luz, dos filhos das trevas. Deus é Luz, é onisciência, é onipresença, é onipotência.
Os autores costumam dizer que Maçom vem de maço, uma espécie de martelo de pedreiros (construtores). Com a história deposita todo o inexplicável na pré-história, assim também a maçonaria deposita sua origem na escuridão de tempos imemoriais. Escritores do século Dezoito iniciaram uma dissimulação das origens. Adaptaram a história maçônica aos tempos e cronologia das escrituras judaicas conhecidas como Velho Testamento. E de uma seqüência de lendas ditas Observâncias, ou Constituições. Assim Anderson formulou o Livro das Constituições, onde Adão, teria tido a iniciação nas ciências do Grande Arquiteto do Universo, principalmente a geometria e as ditas ciências liberais que seriam escritas em seu coração, vejam a conveniência dessa dissimulação. Outros autores atribuem a origem dos maçons a Abraão, Moises ou Salomon. No século dezenove Oliver vai nos dizer que a Maçonaria é a verdadeira Relíquia dos Patriarcas anteriores ao Dilúvio, ao Passo que as semelhanças de outras tradições como a Egípcia nada mais é do que uma corrupção da única e pura tradição. Notamos que esse discurso é uma justificativa, uma fusão das tradições e escrituras Judaicas para uma posterior aproximação ao Cristianismo.
Hoje existem (sempre lembrando que para uma sociedade Secreta há explicações de mais) quatro principais escola, ou linhas de interpretação de seus símbolos.
1)      Autentica;
2)      Antropológica;
3)      Mística;
4)      Oculta.
Continua.

A Kassia ZYG.
Texto traduzido do Dinamarques.

Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.