Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







terça-feira, 18 de março de 2014

espinho no saco

Nós chamamos grimpa. Os indígenas, moradores mais antigos da região chamam, sapê. Para o leigo trata-se das folhas espinhosas do Pinheiro, que, quando caem tornam-se duros espinhos. Todavia a grimpa ou sapê produzem um fogo muito quente, branco azulado, e que produz na queima um som característico. É a melhor forma de se assar o fruto do Pinheito, o Pinhão. Chama-se sapecar pinhão, ou queimar o pinhão na grimpa. A técnica é simples, faz-se um monte de sapê, debulhamos o pinhão da pinha, lançamos sobre o sapê e ateamos fogo. ë rapido, e na nossa opinião a forma mais saborosa de prepara o pinhão. Lembre-se no entanto, 10%  devem ser reservados para o plantio.
Porém , para evitarmos um incêndio florestal, o melhor é estender um pano de uns dois metros de lado sobre o chão, catar a grimpa ou sapê e colocar sobre o pano, depois basta fechar as quatro pontas do pano, fazendo um saco, e temos o espinho no saco, de uma tal maneira a poder transporta-lo para lugar seguro onde poderemos queima-lo.

Finalmente depois de sete aNOS PUDEMOS QUEIMAR ESSE ESPINHO QUE JA APODRECIA NO SACO.

Gedeão Soares.



Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.