Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







sábado, 27 de fevereiro de 2016

A Universidade do Mar.

O que eu vou contar aqui, é a história de um projeto maravilhoso que infelizmente não saiu do papel.
Trata-se de um projeto de meu irmão Eduardo, enquanto superintendente dos portos do Paraná, e do meu irmão Roberto Requião enquanto governador do estado do Paraná..

Todos ja ouviram falar da escola de Sagres, em Portugal. Alguns historiadores dizem que ela nunca existiu, outros dizem que não só existiu como alavancou a navegação oceânica em todo o planeta. No livro que estou lendo, fica claro que a ideologia de Sagres, atribuída ao Infante D. Henriques, desenvolveu a cartografia, a carpintaria naval, a navegação estelar ,o conhecimento das correntezas oceânica, etc. Era uma escola incomum, que recebia navegadores e técnicos do mundo todo, e não
 tinha corpo docente, mas sim todos eram docentes-dissentes, quem sabia ensinava o que sabia, quem não sabia aprendia o que não sabia e ensinava o que sabia.

O Brasil tem mais de oito mil quilômetros de costas marítimas, e muitos rios navegáveis de grande curso. Salta aos olhos a precariedade de nossa navegação. Nossos Portos estiveram sempre a serviço do capital estrangeiro, que produz, exporta e transporta, assim nossos portos obedecem ciclos de interesses comerciais estrangeiros. Prova disso é que não temos adequado serviço de cabotagem, e nem adequado transporte de passageiros marítimos nacionais.

Como consequência, as profissões portuárias e aquaviárias, sempre sofreram um descaso. Me informa o oficial de Marinha Luciano Lunardelli Salomon, que desde a lei 5461 de 1968 e o Decreto lei 828-69, a Marinha do Brasil encarregou-se de ensinar as profissões portuárias e aquaviárias no Brasil, e vem fazendo com qualidade Ha 48 anos em todos os principais portos do pais.

Assim, os irmãos Requião imaginaram uma Universidade do Mar, uma escola de nível superior, internacional, que atendesse todos os portos interessados da America do Sul. O currículo e o funcionamento é longo de mais para expor aqui.

Existe em Antonina, próximo ao terminal portuário, um velho porto pertencente a família Matarazzo. São construções belas, mas inviáveis nos dias de hoje, seja pelo pequeno calado permitido, seja pela impossibilidade de ser competitivo. Então pensaram os irmãos que aquelas interessantes construções históricas poderiam abrigar a Universidade Internacional do Mar. Mas foi apenas suficiente a ideia circular que os dissimuladores passaram a trabalhar para inviabilizá-la. Passou o tempo, e essa ideia maravilhosa não consegui sair do papel.

Essa Universidade seria a Escola de Sagres do Brasil, lançando navios, navegadores , militares e comerciantes brasileiros e sul-americanos  pelo mundo inteiro


OBS: O comentário abaixo é do Padre Bartholomeu de  Gusmão, o inventor do balão, He he he

Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.

Um comentário:

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.