Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







domingo, 14 de fevereiro de 2016

Império Otomano II

Se você curtiu os mapas, percebeu que se é essa a verdade histórica, os velhos e habituais caminhos entre Oriente e Ocidente ficaram interrompidos pelo Império  Turco Otomano. Costumamos ver o caso apenas pela ótica dos europeus, mas o Império Turco, possivelmente prejudicava os interesses dos Indus. da Mongólia, da China, de Jacarta, de Sumatra, assim como dos povos semitas do Oriente Médio. Sem dispensar a África que comercializava através do Mediterrâneo, pois via seu norte, e ate o Nilo ocupado pelos turcos. Então como vemos, muitos povos queriam, ou destruir esse império, ou contorná-lo, possivelmente havia também  os que queriam se aliar a ele.
Os que pensam que sou anti-semita ( essa invenção) acham que eu procuro uma razão para atacar os semitas, árabes e judeus, mas eu tenho um filho de mãe judia e não pretendo lançar sobre suas costas alguma culpa. Eu apenas procuro entender, assim se nós estabelecemos dois extremos, como interesses comerciais, militares, culturais e territoriais de uns sobre os outros, não podemos negar que esses semitas ficaram no meio das relações entre os dois extremos e se tornaram de alguma maneira intermediário. Os judeus e samaritanos se espalharam pelo mundo em diversas oportunidades. Novamente não devemos pensar que eles vieram apenas para a Europa, e de lá para a América .Não, a história do povo hebreu nos conta outra coisa. Abrão e sua família, seus escravos e animais, saíram de UR. Não cabe aqui analisar o motivo. Mas Ur estava localizada num baixio, cheio de canais, e muito próxima das águas do Golfo Périsco. Tal golfo foi muito navegado, e muito provavelmente levava hebreus para a Índia, não só para a Índia. Ur estava na Mesopotâmia, região entre os rios Tigre e Eufrates. Ur fazia parte do reino da Caldeia. Nos tempos de Abrão reinava na Caldeia o rei Hamurábi. Nestes anos, no entorno oriental do Mediterrâneo existiam dois grandes reinos, o da África, o Egito, e o da Ásia, que era a Caldeia. Entre esses dois reinos existiam pequenos reinos vassalos,como a Síria e Canaã, essa também chamada Palestina, ou terra dos filisteus. Foi esse território ligando o Mediterrâneo, mais ou menos a altura do Líbano,  muito povoado,  e que ia ate as águas do golfo Pérsico, que num passado remoto havia abrigado os Acádios e Sumérios que foi então  chamado de Babilônia, por volta de 612 antes de Cristo com a queda do Império Assírio sob Nabucodonosor.
Bem entendido isso, já podemos traçar um esboço sobre a dispersão dos hebreus pelo mundo. A migração de Abrão e seus filhos ( tribos) para a Palestina que era habitada, levou cerca de quatrocentos anos.Em seguida os hebreus agora chamados povo de Israel ( que quer dizer aquele que lutou com Deus e venceu), dado ao sobrenome que Deus teria dado ao Patriarca Jacob, migra para o Egito ocupando a região do Delta, muito fértil, às margens do Mediterrâneo e emoldurada por dois braços do Nilo. Era também a facha de terra que separa o Mediterrâneo do Mar Vermelho, onde hoje existe o canal de Suez. O Egito era uma potencia considerável, e comunicava-se pelo Nilo com o Coração da África na altura do Sudão, porém também com a Etiópia, a Somália. Na Etiópia ao tempo do Rei Salomão surgem os Falachas (Phalashas) os judeus negros oriundos de um dos filhos de Salomão. O Delta, como muitos pontos do Mediterrâneo era visitado por embarcações fenícias
E possivelmente por embarcações oriundas da Caldeia, que não ficava atrás do Egito à época, e que subiam o Mar Vermelho para evitar o deserto arábico, deserto onde o povo de Israel ficará com Moisés 40 anos.Nesse caso já estamos em 1250 antes de Cristo. Os gregos já navegavam o Mediterrâneo.Dê uma olhada nessa data o que acontecia na Europa. Depois do deserto, o povo de Israel  inicia a tomada de Canaã ( também chamada Palestina) pela destruição de Jericó, uma das mais antigas cidades do mundo, ao tempo de Josué. Estamos em 1200 antes de Cristo, e na Grécia ocorria a guerra de Troia ao tempo de Agamenon. Em 753 antes de Cristo ocorre a fundação de Roma. Mais ou menos 21 anos depois Sargão I toma o reino de Samaria. Eu esqueci de dizer, depois de Salomão, o Povo de Israel se divide em dois reinos, o de Judá e o de Samaria, todos descendentes do povo hebreu. Em 587 Jerusalém, capital do reino de Judá cai sob os Babilônios e os judeus são exilados para a Babilônia, voltando as origens em Ur, ou permanecendo na Síria. Cinquenta anos depois, Ciro rei da pérsia toma ou conquista a Babilônia. Ciro deixa os hebreus, de Samaria e Judá voltarem para a Palestina. Certamente muitos já tinham se evadido, ou criado raízes. Em 333  Alexandre Magno, o Macedônio vindo da Europa, toma a Palestina.Certamente muitos irão para a macedônia. Em 63 Pompeu conquista a Palestina para os Romanos. Mais ou menos no ano 5 nasce Jesus Cristo. Novamente veremos que em Roma já viviam muitos Judeus, e após Cristo, muitos judeus convertidos ao cristianismo que se reuniam nas Catacumbas de Roma, ao tempo de César Augusto imperador de Roma.

Escrevi isso apenas para mostrar quantas possibilidades tiveram os judeus de migrarem para a Índia,ou China, Mongólia, Grécia, Roma, países vizinhos do Egito na África, e ilhas do Mediterrâneo como Chipre ou Creta. Comunidades judaicas se formaram no norte da África, e ao tempo dos árabes com eles penetraram a Espanha e Portugal. Mas seu grande inimigo não eram esses povos, seu grande inimigo era Jesus Cristo que frustrará como Messias a reconquista da grandeza de Israel. Mais do que isso, pelo batismo fazia filhos de Deus aos pagãos, desmoralizando a noção sanguínea hereditária da promessa. Claro que havia milhares de judeus convertidos, pois o cristianismo é um fenômeno Palestino. Jacob que havia lutado com Deus e vencido ( presunção) e por isso teria recebido o nome de Israel, estava agora em um plano inferior. O POVO DE DEUS era agora Cristão.

G 23, (Continua)

                                                   Imagens da Babilônia Bíblica.













Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.