Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







sábado, 13 de fevereiro de 2016

História da Igreja.




Como dividimos a história da Igreja?

No período histórico após a Idade Media século XV e XVI,estudiosos dividiram a História Universal em Antiga, Medieval e Moderna. A Igreja, no século IXX, também dividiu a sua História em: Idade Antiga; Idade Média; Idade Moderna e Idade Contemporânea.

1) A história Antiga da Igreja compreende de Jesus Cristo até 692. Dividimos esse período em dois sub períodos: ate 313 e de 313 ate 692. No primeiro sub período a Igreja foi duramente perseguida. Com o edito de Milão em 313 concedendo a “pax” aos cristãos dois fenômenos são marcantes: as invasões dos bárbaros, e a sistematização da evangelização.

2) Historia Medieval da Igreja; 692 até 1450 distinguem-se três subfases:

a) este período se caracteriza pela reconstrução após as invasões; o poder civil pratica as investiduras e interfere na vida eclesial, nomeando os Bispos, todavia a Igreja influencia decisivamente com sua doutrina e cultura formando a sociedade medieval (européia).

b) Alta Idade Media: 1054-1294 período onde a Igreja mais se projeta no foro religioso e civil atinge seu auge com o pontificado de Inocêncio III.

c) Idade Media decadente, a Igreja vai perdendo influência no foro civil, ao mesmo tempo em que se dá o empobrecimento da teologia e da piedade.

3) História da Igreja na Idade Moderna, 1450 até 1920. Subdivide-se em duas etapas:

(a)1450 até 1798 com a Revolução Francesa; novas idéias racionalistas vão-se difundindo, o que obriga a Igreja a dar uma resposta, o século XVII é dito o Século dos Santos.

b) 1798 até 1920 período em que o “Racionalismo” e o materialismo se fazem sentir num ataque frontal ao cristianismo, enquanto a Fé se propaga em territórios de missão, ou seja, perseguida a Igreja se espalha.

4) História da Igreja Contemporânea de 1920 ate hoje: contrapondo-se ao materialismo, e ao racionalismo, a Igreja empenha-se na estruturação bíblica-litúrgica-eclesiologica voltando as suas raízes conceituais.






Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.