Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







sábado, 27 de agosto de 2016

Deus

DEUS, por>
Dom Manuel Pedrosa Cunha Cintra, Vispo de Petrópolis.

a) Existe um só Deus verdadeiro e vivo, que é onipotente:
"Há, porventura, alguma coisa que seja difícil a Deus?" (Gên. 18, l4), "a Deus nada é impossível"(Lc l,37);
É eterno:
sem início, sem fim, sem sucessão de tempos, Deus É. "Antes que os montes fossem formados e nascesse a terra e o mundo e desde a eternidade e para sempre, tu existes ó Deus" (Sl 89, 2l);
É imenso. 'Sem limites, sem medidas,sem circunscrição,Deus está em toda parte: "Para onde irei, afim de ficar longe de teu espírito? e para onde fugirei da tua presença? Se subo ao céu, tu lá estás; se me prostrar nos infernos, nele se encontras presente; se eu tornar as asas da aurora e habitar nas extremidades do mar: ainda lá me guiará, a tua mão" (Sl 183,7 s);
É incompreensível e nunca a limitada mente humana poderá conhecer perfeitamente a Deus,
sua essência será para nós sempre e necessàriamente um mistério:  "Grande é o Senhor,e muito digno de louvor,  e a sua grandeza é insondável"(S 144, 3).

b) "Substância espiritual una e singular", Deus é "real e essencialmente distinto do mundo". Anterior a toda criatura.


 É independente do mundo, infinitamente superior ao universo limitado e mutável. Senhor absoluto e Criador de todas as coisas existentes fora d'Ele.
 Deus é um ser pessoal, individual e singular e de modo nenhum pode ser identificado com o mundo, nem podemos cogitá-Lo de tal maneira dependente do universo como a alma depende do corpo: "Se alguém disser que a substância ou essência de Deus é a mesma que a substância ou essência de todas as coisas,  seja anátema" (DB 1803).
c) Deus é também "sumamente feliz em si e por si mesmo". Não necessita das criaturas para sua felicidade.

Deus criou o universo "não para adquirir nova felicidade ou para aumentá-la" (DB l83) e por isso dizermos que criou com vontade plenamente livre, sem necessidade nenhuma, mas apenas "para manifestar a sua perfeição pelos bens que prodigaliza às criaturas".







Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.