Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







quarta-feira, 2 de julho de 2014

Bibliotecas Cidadãs iniciativa do Governo Requião.

Um estrangeiro que leia nosso blog não compreenderá que o governo tenha que instalar bibliotecas publicas em nossos municípios. Acontece que somos um estado visceralmente agrícola e nossas pequenas cidades não tem sequer uma livraria, muito menos Bibliotecas Publicas. Leia essa matéria retirada do Site do Senador Requião; Se gostar divulgue. Esse o governo escondido pela Midia.



BIBLIOTECA CIDADÃ É UM PROJETO DO GOVERNO REQUIÃO


PICT0002O governador Beto Richa (PSDB/PR) anunciou investimentos na área da cultura e inclui as Bibliotecas Cidadãs como projeto da sua gestão. Na verdade, as Bibliotecas fizeram parte do plano de governo da eleição do senador Roberto Requião (PMDB/PR) em 2002. Eleito, ele colocou a promessa em prática e em 2004 as primeiras Bibliotecas foram inauguradas.
A meta era que os 399 municípios do Paraná tivessem ao menos uma sala de leitura com bom acervo de livros. “A leitura construiu minha carreira política e tenho certeza de que muitos comandantes políticos sairão destas salas. A gente só pensa com vasto vocabulário e para isso os livros são fundamentais”, afirmou Requião ao inaugurar a primeira Biblioteca do projeto em Carambeí.
As sete primeiras cidades que receberam as Cidadãs em 2004: Carambeí, Cantagalo, Santa Maria do Oeste, Itaperuçu, Três Barras, Imbaú e Tamarana. Em oito anos de mandato, Requião inaugurou mais de 200 Bibliotecas e deixou mais de 100 em construção para seu sucessor inaugurar, num investimento de R$ 100 milhões. Beto Richa anunciou a construção de apenas dez novas unidades.
O projeto segue o definido por Requião em 2003: um prédio de 150 metros quadrados abriga, além da Biblioteca, um telecentro, salão comunitário, espaço cívico e de recreação. Na inauguração, cada unidade recebe um acervo de 2 mil títulos, elaborado pela Biblioteca Pública do Paraná.
Em 2005, Requião lançou a segunda fase do projeto Biblioteca Cidadã, que beneficiou 41 municípios. Em 2006, veio a terceira fase do projeto, contemplando mais 34 cidades e, no mesmo ano, outras 21 unidades foram autorizadas. “Investir em educação e cultura é prioridade em nosso governo. Essas bibliotecas são espaços importantes porque democratizam o acesso à cultura e ao saber no Paraná”, disse Requião à época.
Em 2007, Espírito Santo e Tocantins adotaram o modelo desenvolvido no Paraná, que unia cultura e tecnologia no mesmo espaço. Valquíria Moreira Rezende, Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social do Tocantins à época, apontou o projeto como uma referência. “A forma como foi planejado, a composição do acervo, a inovação e a competência como foi realizado tornam a Biblioteca Cidadã um modelo nacional”, disse.
Em 2008, as Bibliotecas chamar a atenção do Ministério da Cultura, que pediu ao Governo do Paraná cópias do projeto para transformá-lo em ponto de partida para um programa nacional de leitura, que se chamaria “Pontos de Leitura”. No mesmo ano, Requião assinou mais 19 contratos para construção de Bibliotecas Cidadãs.
Em 2009, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-governador Roberto Requião inauguraram a Biblioteca Cidadã na cidade de Congonhinhas, no Norte Pioneiro do Paraná. “Este é um projeto fantástico, que vai revolucionar Congonhinhas e todo o nosso Estado, com uma biblioteca que dispõe dos melhores livros”, disse o ex-prefeito Luciano Merhi. Em seguida, Requião autorizou a construção de mais 78 unidades do projeto.
Até o final de 2010, último ano do Governo Requião, o número de bibliotecas entregues ou contratadas pelo governo ultrapassava 300 unidades, com um investimento total de mais de R$ 100 milhões desde 2003.





Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.