Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







quinta-feira, 10 de julho de 2014

Essa eu tirei do fundo do baú.

Essa eu tirei do fundo do baú.
Módulos sanitários.
Década de oitenta. Requião era prefeito de Curitiba. Existia então o DDS. Você não sabe o que é? Era o Departamento de Desenvolvimento Social presidido então pelo Major RR Wilson Teixeira. Naqueles tempos o PMDB tinha na militância e nos seus quadros muitas pessoas humildes, moradores das periferias e oriundos da zona agrícola. Esse fato permitia muito mais sensibilidade dos problemas especifico das populações.
No inicio dos anos 80 a falta de energia no campo, a dificuldade de escolas, médicos e dentistas, seguida do inicio da mecanização de monoculturas, onde a visão capitalista era capaz de pagar meio milhão de Reais (na moeda da época) numa colheitadeira, mas se negava ao aumento de dez reais no salário de um trabalhador do campo. Isso empurrou essas populações para a cidade que vieram se aglomeram em invasões, vilas, favelas. Construíam casas com restos catados nos lixões, umas coladas às outras, sem luz, sem água, sem sanitários. Existiam perto de 137 áreas de favela na Cidade.
Então tudo começou. Primeiro a Instalação de uma única torneira comunitária. Foi uma melhoria imensa, na alimentação e asseio. A prefeitura apostava na economia no setor da Saúde. Mas não era suficiente. Então alguém apareceu com o projeto dos Módulos Sanitários. Requião gostou.
Tratava-se de um tanque para lavar roupas com três torneiras. Três vasos sanitários com descarga com portas individuais, e três chuveiros. Era como se fizessem um milagre. Você já foi procurar um emprego sujo, com as roupas rasgadas, fedido? Compreendeu o milagre. Era uma imensa alegria.
Posteriormente veio a arruamento para permitir a entrada de carros de bombeiros, e os postes da Copel. Finalmente as Operações Concentradas, onde dezenas de homens e maquinas da prefeitura, limpavam, recolhiam o lixo, abriam valetas, faziam o que era preciso fazer.
Ai as pessoas perguntam por
que o Requião tem tanto prestigio no Paraná. Essa é uma das respostas. Quem viveu esse tempo esta ai para testemunhar.







Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.