Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







quarta-feira, 2 de julho de 2014

Você sabia?

Que em 2003 quando Requião assumiu o Governo apenas 28 dos 399 municípios do Paraná tinham Planos Diretor? Ao terminar o governo apenas 19 do 399 municípios ainda aguardavam seu plano, Ou seja ao fim do Governo Requião, praticamente todos os Municípios contavam com seu Plano Diretor. Leia essa matéria do Jornal Gazeta do Povo, com dados oferecidos pelo Ex Secretário Forte Neto.
É mole ou quer mais? Divulgue.
PUBLICIDADE

FALTA DE PLANEJAMENTO

Paraná ainda conta com 19 municípios sem Plano Diretor

Sem plano, estas cidades não podem se habilitar aos convênios de financiamentos de obras e ações de infraestrutura, equipamentos e serviços disponibilizados pelo governo estadual
01/04/2010 | 19:13 | 
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano (Sedu) divulgou para o Jornal de Maringá a relação de municípios paranaenses que ainda não contam com Plano Diretor. Das 399 cidades, apenas 19 não estão com planos concluídos ou em andamento, o que equivale a cerca de 4% do total.
Entre os 19 municípios, apenas dois estariam em processo de licitação: Conselheiro Mairinck eLunardelli. Ainda não possuem o plano: Antônio OlintoBom Jesus do SulCampina da Lagoa,FênixFrancisco AlvesGuaraciJundiaí do SulNovo ItacolomiPaulo FrontinPérola d’Oeste,Prado FerreiraRio Branco do IvaíSalgado FilhoSalto do ItararéSanta InêsTomazina eWenceslau Braz.

Segundo determinação do Estatuto da Cidade, o plano diretor é obrigatório para os municípios com população urbana superior a 20 mil habitantes, além dos que integram regiões metropolitanas e aglomerações urbanas, os de interesse turístico e os que têm empreendimento com impacto regional ou nacional, como usinas hidrelétricas.
Municípios paranaenses sem Plano Diretor
Em processo de licitação
- Conselheiro Mairinck
- Lunardelli
Sem Plano Diretor
- Antonio Olinto
- Bom Jesus do Sul
- Campina da Lagoa
- Fênix
- Francisco Alves
- Guaraci
- Jundiaí do Sul
- Novo Itacolomi
- Paulo Frontin
- Pérola d’Oeste
- Prado Ferreira
- Rio Branco do Ivaí
- Salgado Filho
- Salto do Itararé
- Santa Inês
- Tomazina
- Wenceslau Braz
De acordo com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nenhum dos 19 municípios sem o Plano Diretor no Paraná conta com vinte mil habitantes ( a maior cidade da lista, Wenceslau Braz, tem 18.600 moradores). Mesmo não sendo obrigados, estes municípios vem enfrentando dificuldades. Seguido determinação do governo estadual, todas as prefeituras que desejam se habilitar aos convênios de financiamentos de obras e ações de infraestrutura, equipamentos e serviços disponibilizados pelo Estado, precisam ter aderido ao plano.
“Os planos diretores são instrumentos básicos do processo de planejamento municipal para a implantação de políticas de desenvolvimento urbano. Os planos norteiam as ações dos agentes públicos e privados, sendo indispensáveis para determinar as intervenções a serem executadas pelo poder público”, destacou o secretário estadual do Desenvolvimento Urbano, Forte Netto, em entrevista a Agência Estadual de Notícias.
De acordo com a superintendente executiva do Paranacidade, Rajindra Kaur Singh, o plano diretor resguarda os locais destinados ao abastecimento de água potável, impede a ocupação de áreas de risco e garante a sustentabilidade ambiental. “Além disso, por meio das diretrizes do plano, os municípios conseguem reforçar a sua identidade local, criando um novo atrativo o para o desenvolvimento socioeconômico, atraindo e fixando empresas e investimentos”, afirmou.
Avanços
Segundo a assessoria de comunicação do Sedu, atualmente o Paraná conta com 281 planos estão finalizados, 99 em execução e dois em processo de licitação. Em 2003, apenas 28 cidades tinham o instrumento de ordenação do crescimento urbano e rural.
“Acontecia uma massiva poluição e contaminação da terra e da água pela má-distribuição das atividades industriais e de serviços dos municípios, e inclusive a localização equivocada dos lixões, aterros sanitários e lançamentos de águas pluviais e de esgoto in natura. Estes problemas estão desaparecendo dos municípios paranaenses”, afirmou Rajindra.





Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.