Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







terça-feira, 8 de julho de 2014

O Ambientalismo de Requião

Vou tentar lembrar ao eleitor fatos importantes talvez já esquecidos de todos , ou apenas soterrados pela mídia. Nós no Paraná somos  visceralmente agrícolas. Pu seja, o valor humano nesse tipo de sociedade esta acima de tudo, pois produzimos comida que é o combustível que move as pessoas, e sem elas não há economia nem industrialização.

Então a preocupação com a Agro ecologia, se não é o valor maior hoje, deveria ser, pois visa a conservação do meio ambiente e a saúde das pessoas pela produção de alimentos de qualidade, com o minimo de químicos e derivados de petróleo.

Sendo assim, já dissemos foi Requião que por decreto criou as Secretaria de Meio Ambiente Municipal e Estadual. Ele próprio exerceu a Secretaria de Desenvolviemento Urbano e Meio Ambiente ( como era chamada antes de 1992. Seu irmão Eduardo Requião também exerceu a Secretaria do Meio Ambiente.

Requião criou no Parque Nilton Freire Maia o Colégio Estadual de Agro ecologia com 600 alunos. Acredito que esse colégio desde sua criação formou 6 turmas, ou seja 3600 agentes de agro ecologia. Isso é uma ação concreta, não uma ação publicitaria.

Pesquisando sobre o assunto descobri que a maioria dos decretos criando áreas de preservação no Paranã são do Requião. Mais do que isso ele encabeçou e lutou contra o plantio de transgênicos no Paraná,  e foi apoiado nessa luta por vários governos estrangeiros, como França e Alemanha, mas perdeu sistematicamente, para os decertos do governo Lula e Para a Justiça que defendeu as grandes corporações de sementes e insumos. O eleitor que não esta familiarizado com o assunto não enxerga todo o alcance dessa luta. No Paraná, ao menos, ficou a obrigaroriedade de que os produtos transgênicos sejam identificados em suas embalagens. Mostrarei mais sobre o assunto em outras postagens.

Nessa pesquisa encontroei os seguintes fatos:
A mídia quis atribuir a Força Verde, ( Policiais Militares da Guarda Florestal agora treinados no ambientalismo) a um  ex governador , no entanto eu encontrei um filme de 23 de 1 de 1993, onde Requião entrega o Projeto Força Verde, portanto muito antes daqueler ser governador em 1996.
Requião aprova, com a AL, o Código Ambiental do Paraná, como 139 artigos em 8 de 8 de 91, e caro eleitor como preservar o meio ambiente sem uma legislação adequada que de critérios para fiscalização?
Em 7 de Abril de 92 Requião Formaliza por decreto o Instituto Ambiental do Paraná.
Requião  assina o Decreto estadual que regulamenta o decreto federal 750 de Preservação da Mata Atlântica ( que abrange vários estados e necessitava de regulamentação estadual ( 1992).
Requião assina o decreto que regula o programa de saneamento dos parque estaduais..
Por decreto em 27 de Março de 1992- Requião cria os seguintes parques estaduais:
Parque estadual do Quartelá E Estação Ecológica do Guaraçuç
Por decreto diz o Jornal Correio de Noticias de 22 de Março de 1992, que Requião cria:
Área de Proteção Ambiental do Passauna;
Área de Proteção Ambiental de Guaraqueçaba;
Em  1 agosto de 1992 Requião sanciona a lei de Proteção da Serra da Esperança.
Deputado Neivo Beraldin apresenta lei complementar ao decreto 59 de Requiao, criando o ICMS Ecologico
Em Parceria com a prefeitura de Paranavaí, inaugura o Bosque de Árvores Raras.
Em 2 de 11 de 91 Requião assina convenio que abre escritórios da Emater em todo o estado.

Somen-se a assinatura do Prosan que era considerado o maior programa de saneamento ambiental em andamento no pais.( 1992)

Na medida em que for encontrando novos fatos, eu os disponibilizarei. Como você vê eleitor estou tratando apenas do primeiro Mandato de Requião, cujos fatos já estão esquecidos.




Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.