Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







sexta-feira, 10 de abril de 2015

Claudio Seto

Cláudio Seto. (Jornalista e Cartunista)
Tive poucos amigos japoneses. Mário e Rui Katayra na infância, Lincoln Matsumoto e Mércia Matsumoto na adolescência deles, e o amigo de mais de quatro décadas “Tomizo San” (Senhor Pedro Tacaki).
Cláudio Seto não chegou a ser meu amigo, no entanto acompanhou ao Senador Requião na histórica abertura dos arquivos do DOPS (Delegacia de Ordem Política e Social) em 1990, onde certamente queria acessar dados sobre a perseguição aos japoneses durante a Segunda Guerra Mundial aqui em nosso estado, mas confesso, não só por esse motivo, eu admirava seu trabalho, seu humor, seus textos, seus desenhos. Hoje lendo o livro AYUMI de autoria de Cláudio Seto e Maria Helena Uyeda, mais uma vez tiro o chapéu diante da qualidade da pesquisa e do texto produzindo e organizando a história da imigração japonesa no Paraná. Cláudio era mesmo um talento. Não menos talentosa é a co-autora; Maria Helena.
Quero então contar, uma historia, difícil de crer, mas para que você acredite existe o registro do fato no jornal do Nikkei Clube em Curitiba.
Ocorreu que Cláudio havia completado 60 anos. È tradição japonesa festejar a data em grande estilo. O Clube Nikkei preparou a festa. Cláudio passou por lá, um tanto adiantado, cumprimentou os que já haviam chegado, e pedindo desculpas disse que precisava sair, mas que voltaria em seguida. Horas se passaram e nada do Cláudio. Parentes preocupados, telefonemas irritados, cerimonial perdido e confuso. Convidados ansiosos. Organizadores da festa dando as possíveis desculpas e nada do Cláudio aparecer. Algo devia ter acontecido, ponderavam os mais prudentes? Um desrespeito para muitos que achavam o Cláudio meio transloucado. Uma possível tragédia para outros. Passado certo tempo, todos na festa se agitavam menos uma senhora que sentada em um canto, nada dizia, como se alheia aos fatos ansiosos, apenas observasse. Alguém notando perguntou quem era ela, pois ninguém a conhecia. Outro ponderou: deve ser uma das amigas do Cláudio vindas de São Paulo, ele conhecia muita gente,... e a questão se encerrou ai. Quando a festa estava por terminar, e todos haviam mostrado a sua face mais irritada, ou decepcionada, a tal senhora levantou-se foi ao meio do salão como se fosse dizer algo, e num inesperado gesto tirou a peruca revelando-se. Era, imaginem o Cláudio Seto que comemorou seu aniversario observando as atitudes de seus parentes, amigos e colaboradores na pele de uma respeitosa senhora japonesa. Que figura. Faleceu próximo dos setenta anos, em Curitiba, deixando extensa obra jornalística, artística e literária.
Minhas homenagens, em comemoração ao dia dos jornalistas!


G23.

OBS: Esqueci de fazer referencia ao economista Stive Suguimoto que muito nos ajudous em 2010;


oje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.