Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







sexta-feira, 10 de abril de 2015

Então o que é a cultura?

Novo Texto

Então o que é a Cultura?
Alberto Dinnes é um presunçoso e famoso jornalista que costuma pejorativamente chamar seus desafetos de semi-alfabetizados, quando não analfabetos ou incultos, colocando-se assim em um patamar superior de modo a diminuir seus contendores* . Muita gente age assim. No Brasil os inimigos do Império, chamavam D.Pedro I de grosseiro, inculto, mal educado. Essa informação boca a boca, ou as colhidas nos textos de jornais liberais à época, passaram aos livros didáticos de história, e daí, repetindo-se sempre as mesmas calunias, passou ao domínio publico, fazendo mais uma vez verdadeira a assertiva de Voltaire: Menti, menti e menti, pois sempre ficará algo como sendo verdade.
No entanto novas pesquisas sobre a vida do Imperador Brasileiro, a análise de suas cartas, suas composições musicais e seus atos políticos ou documentos oficiais revelam um novo homem.
Antes de tudo devemos lembrar que estamos tratando de um homem que morreu com apenas 35 para 36 anos de idade. Não um “sábio” da cauda felpuda como uma decana e astuta raposa das que existem na imprensa nacional. Mercenários da vida alheia.
D. Pedro (1798-1834) chegou ao Brasil em 1808 com D João VI, tinha ele apenas nove anos de idade e já estudava os clássicos e a história do povo romano. Nesse período o Brasil não tinha escolas formais desde a expulsão dos Jesuítas,(1750) pois com a expulsão dos jesuítas nosso país ficou literalmente duzentos anos sem escolas formais e as escolas de Pombal não chegaram a funcionar. ( lembrem-se que a cidade de São Paulo nasceu em torno do colégio Jesuíta do mesmo nome) Sua educação foi entregue ainda em Portugal a José Monteiro da Rocha. Seus demais mestres foram religiosos católicos. Frei Antonio de Nossa Senhora da Salete que lhe introduziu na literatura romana. O padre Guilherme Paulo Tilbury e João Joyce que lhe ensinaram o Inglês, e o cônego René Pierre Boiret que lhe ensinou o francês.  Mais tarde com o casamento com dona Leopoldina arquiduquesa da família mais poderosa da Época, os Habsburgo, filha de Frederico I da Áustria foi introduzido no alemão e aperfeiçoaram o francês, línguas que sua esposa falava. Tinha apenas 23 anos quando liderou a Independência do Brasil. Poucos sabem que D. Pedro I do Brasil, era o mesmo Pedro IV rei de Portugal, cujo reino abdicou em favor de sua filha Maria da Gloria. Frei Antonio de Arrebida lhe introduziu nos clássicos épicos. Suas cartas revelam um pai zeloso, um estadista esperto, um genro dedicado, um fã de Napoleão Bonaparte. Tocava os instrumentos musicais da corte, e é o autor do hino da Independência, além de óperas, uma missa, e outras obras musicais enviadas ao sogro. Ao contrario do que se pensa era mui informado da política européia e dos acontecimentos de seu tempo. Criou aos 23 anos um Império Constitucional, o que era inédito à sua época; recusou o trono de Portugal ao qual assumiu por alguns meses como D; Pedro IV, em favor da filha, e anos mais tarde abdicou do trono do Brasil em favor de seu filho D. Pedro II para enfrentar em guerra civil seu irmão e genro Manoel, defendendo os interesses da filha Maria da Gloria em Portugal. Nesse ato cai na armadilha do financiamento de guerra oferecido pelas sociedades secretas inglesas. Em poucos anos recusa a coroa da Grécia e da Espanha; D Pedro I, sem coroa, morreu em Portugal em 24 de Setembro de 1834, aos 35 para 36 anos de idade.
Agora prezado leitor, o que você fez de sua vida em 35 anos de idade? Quantas línguas você fala? Quantas guerras você enfrentou? Quantos instrumentos musicais conhece e domina? Quantas composições musicais você produziu? Quantos governos e povos estiveram sob sua batuta? Quantas mulheres você amou nos seus 35 anos? Cite os versos de Virgilio, as batalhas do helenismo, a vida de Napoleão, os rudimentos do Direito Romano; a doutrina Católica. Quantos reis ou lideres você se relacionou? Que papel você teve na construção do Brasil? Pois é, esse é o homem que chamam de rústico e grosseiro, outros o chamam de analfabeto. Algo abaixo, inferior a sua sólida cultura de homem moderno cujo saber esta garantida pela Internet, e cujos amores são vividos virtualmente em perversões inimagináveis à época; quem é enfim o analfabeto? Ele ou nós?

* Alberto Dines, Jornalista, editor do “Observatório” da Imprensa, recentemente envolvido no escândalo das contas suíças.

G23

Foram fontes do artigo:
Rodrigo Elias Professor das Universidades Integradas.
Ana Carolina Delmas ( UER)
Cecília Maria Salles de Oliveira, diretora do Museu de História da Universidade de São Paulo.








Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.