Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







terça-feira, 21 de abril de 2015

O protetor dos insetos.

 O protetor dos insetos.

Os caminhos de Deus são insondáveis!

As regiões tropicais costumam ter muitos e variados insetos. Quem vive nessas regiões esta acostumado com, telas protetoras, inseticidas, raquetes, lâmpadas repelentes, fumaças, enfim um grande numero de maneiras de exterminá-los. Os insetos costumam ser tratados pelos homens como inimigos desprazíveis. Você nunca viu uma passeata, ou coleta de assinaturas para a proteção do mosquito da dengue, ou da aranha marrom. Eles, aos olhos humanos parecem não ter vida significativa.
Assim também pensava Lucas Licurgo.
Mas as zonas tropicais também sofrem fenômenos climáticos e podem em determinadas circunstancias elevar suas temperaturas a valores insuportáveis.
Foi numa noite assim que Lucas esqueceu-se das barreiras protetoras contra os insetos. Não agüentando o calor, escancarou as janelas em busca de uma brisa refrescante. Tirou toda a roupa, e deitou-se nu, de costas, com os braços abertos como um Cristo, oferecendo-se aos mosquitos. Curiosos os mosquitos e outros insetos picam o corpo todo. Mas nunca picam os genitais, vocês já notaram? Lucas cansado dormiu. Sonhava: Se não há referência em Gênesis à criação dos insetos, eles devem ser criações do demônio... esses seres infernais!
Ai aconteceu o mistério; um inseto anônimo lhe picou a glande ( cabeça do pênis). De imediato uma dor forte que o acordou. Queimava o pênis ao mesmo tempo em que lhe inchava a pélvis. Em seguida a sensação tornou-se erótica, como um prazer e um fogo que Lucas nunca houvera sentido; O tremor e a febre que sentia desequilibraram a sua mente e ele se pôs a gritar a pleno pulmões pela janela, como se quisesse anunciar aos vizinhos à chegada de um novo tempo em sua vida; Gritava: Meu Deus; Meu Deus;
A volúpia durou horas, e terminou em um relaxar suave e consolador. Lucas sentia que algo em sua vida havia mudado. Ele queria saber que inseto lhe produzira aquele furacão, Pensou que podia tê-lo matado com uma tapa. Sem perceber havia se apaixonado por um inseto desconhecido.
Abriu o armário e jogou no lixo os inseticidas, as raquetes; rasgou as telas, quebrou as lâmpadas, não podia imaginar-se matando sem saber aquele inseto anônimo. Começou a busca. Começou por captar e catalogar mosquitos, aranhas e até ácaros; Experimentava em seu corpo todo, mas não encontrava seu secreto amante. Começou a fazer palestras em defesa dos insetos sem nunca revelar o seu segredo. Convenceu os alunos da escola local de ajudá-lo na captura e catalogação dos mais diversos insetos. Produziu catálogos incríveis. Escreveu textos científicos sobre as suas descobertas. Foi sendo reconhecido por diversas sociedades cientificas do planeta. Tornara-se sem perceber um excepcional Entomologista. Na verdade iniciava a Ciência da Ecologia dos Seres Mínimos, a Nano Ecologia.

Lucas nunca encontrou o seu anônimo inseto.
Os caminhos de Deus são insondáveis!

G23.

Entomologia é a ciência que estuda os insetos sob todos os seus aspectos e relações com o homem, as plantas, os animais e o meio-ambiente. A palavra Entomologia é proveniente da união de dois radicais gregos, entomon (inseto) e logos (estudo) e vem sendo empregada desde Aristóteles (384-322 a.C.) para designar “estudo dos insetos”.
Entomologia é uma palavra que vem do idioma grego antigo. Éntomom significa inseto e é derivado do radical entomos, que significa cortado, dividido. A maioria dos insetos apresenta o corpo dividido em numerosos anéis ou segmentos. Logos significa fala, discurso, estudo de algo. Sendo assim Entomologia significa estudo dos insetos. Inseto é outra palavra, derivada do latim Animale insectum, significa animal segmentado.
As coleções científicas formadas por insetos são chamadas entomológicas. Nestes acervos encontram-se armazenados, ordenados e preservados espécimes ou estruturas de espécimes mortos para pesquisas. As coleções são importantes registros da existência de espécies no tempo e no espaço, sendo também repositórios dos espécimes-tipo, os quais são imprescindíveis para a identificação correta de exemplares. Atividades como a manutenção, preservação e desenvolvimento de acervos científicos são indispensáveis e não podem ser interrompidas. As coleções são ainda testemunhos da fauna de áreas protegidas, de áreas impactadas ou mesmo em via de desaparecimento e, portanto, são a base para pesquisas em biodiversidade, sistemática e evolução.

Uma das mais importantes e maiores coleções entomológicas da América Latina é a Coleção Entomológica do Instituto Oswaldo Cruz devido a dimensão de seu acervo, valor científico, histórico e educativo. Menciona-se ainda sua grande importância para a saúde pública já que muitos dos exemplares lá depositados servem como referência para a identificação de vetores de doenças infecciosas.


Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.