Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







sábado, 1 de novembro de 2014

Brasil: Um país habitável.

_______________________________________________________________________________________________________

Brasil: Um país totalmente  habitável.

Sempre impressionou aos geógrafos brasileiros a extensão de nosso território. Com muita didática comparamos o Brasil à União Soviética, ao Canadá e a China, territórios maiores que o nosso em terras continuas. Maiores mas menos habitáveis.  Esquecemos de utilizar o critério de habitabilidade, ou seja, quanto do território nacional esta apto para ser habitado. Nesse critério ganhamos fácil desses gigantes, pois não temos frios intensos, chuvas catastróficas,  altitudes impeditivas, vulcões ativos, desertos áridos, má distribuição das águas, imensas extensões de gelo e tremores tectônicos. O Brasil nesse quesito é privilegiado, sua tomografia é favorável do Chuí ao monte Caburaí, da nascente do rio Moa, à Ponta do Seixas.
Comunicação, transporte, estrutura de fornecimento de água e esgoto, são mais importantes que a casa, a habitação em si. Quem já acampou sob condições primitivas sabe que fogo, água, esgoto e lixo, são os fatores que mais peso têm na qualidade e sucesso de um  acampamento. Segue-se a energia elétrica.
Se eu fosse presidente, embora não seja do ramo, olharia o organograma do governo, seus ministérios e diretorias, pediria à aqueles envolvidos no problema que elencassem as estratégias em andamento, as que foram pensadas e esquecidas e traçaria a linha geral de um plano de longo prazo para melhor distribuir as populações no território brasileiro.
 Todas as catástrofes “ naturais” que já ocorreram no país são na verdade consequência do má ocupação do solo, de densas áreas demográficas, de impermeabilização do solo em cidades grandes, de falha da drenagem, ocupação de encostas etc., pois o regime de chuvas no Brasil não tem ultrapassado 2000 milímetros media, ou dois metros anuais. È bastante equilibrado.
Então em uma primeira vista, o problema tem raízes na posse da terra, seu uso que desconsidera as migrações internas, inadequada infraestrutura, baixo índice de atendimento à saúde, e baixa qualidade do ensino por região e ate mesmo ausência de escolas.
As Forças Armadas brasileiras teriam muito a contribuir, ainda mais do que já fizeram pelo povo brasileiro. As universidades se reconciliando com as necessidades do povo brasileiro poderiam contribuir muito mais. O fortalecimento do mercado interno e a integração férrea do país podem alavancar o sistema migratório e orienta-lo. A navegação de cabotagem e o fortalecimento da integração sul americana pelos rios navegáveis (lembrando que temos fronteiras terrestres com quase tidos os países sul americanos com exceção do Equador e Chile) deixará bem claro que essas relações comerciais fluviais fomentariam as migrações internas e a interiorização de nossas populações. Outro ponto positivo é a nossa densidade demográfica em relação ao terrirório, tendo por ponto negativo a ,a distribuição,  ociosidade dos braços por falta de oportunidades e projetos coletivos e frentes de trabalho orquestradas pelo governo que poderiam induzir e resolver o problema da má  distribuição.

wallace requião de mello e silva para o G23.


Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.