Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Papa na Turquia

Papa na Turquia encoraja à "audácia da paz" frente às fratricidas guerras do Oriente Médio
Por Alvaro de Juana

Ancara, 28 Nov. 14 / 12:58 pm (ACI/EWTN Noticias).- No primeiro discurso da viagem que realiza à Turquia até domingo, 30 de novembro, o Papa Francisco se referiu ao conflito do Oriente Médio e à ameaça terrorista, por isso alentou a “audácia da paz” para colocar fim às “guerras fratricidas” da região.

O Papa se dirigiu às autoridades da Turquia depois de reunir-se em privado com o presidente. O Santo Padre disse que “não podemos resignar-nos com a continuação dos conflitos, como se não fosse possível mudar a situação para melhor!” porque “com a ajuda de Deus, podemos e devemos sempre renovar a audácia da paz!”.

O Pontífice indicou que “esta atitude leva a lançar mão, com lealdade, paciência e determinação, de todos os meios da negociação e, assim, alcançar objetivos concretos de paz e de desenvolvimento sustentável”. Um dos recursos para solucionar estes conflitos “pode vir do diálogo inter-religioso e intercultural” para eliminar “toda a forma de fundamentalismo e de terrorismo, que humilha gravemente a dignidade de todos os seres humanos e instrumentaliza a religião”.

O Santo Padre afirmou depois que “é fundamental que os cidadãos muçulmanos, judeus e cristãos gozem dos mesmos direitos e respeitem as mesmas obrigações”, de tal maneira que “a liberdade religiosa e a liberdade de expressão promovam o florescimento da amizade”.

“Ao fanatismo e ao fundamentalismo, às fobias irracionais que incentivam incompreensões e discriminações, é preciso contrapor a solidariedade de todos os crentes – que tenha como pilares o respeito pela vida humana, pela liberdade religiosa, que é liberdade do culto e liberdade de viver segundo a ética religiosa –, o esforço por garantir a todos o necessário para uma vida digna, e o cuidado do meio ambiente”.

Em palavras do Papa, os povos e Estados do Oriente Médio têm a necessidade de “inverter a tendência” e “levar adiante um processo de pacificação bem-sucedido, mediante a rejeição da guerra e da violência”.

Sobre a situação atual na Síria e no Iraque, o Papa afirmou que “a violência terrorista não dá sinais de diminuir”, pois “regista-se a violação das normas humanitárias mais elementares contra prisioneiros e grupos étnicos inteiros; ” e existem “graves perseguições contra grupos minoritários”, em especial “cristãos e yazidis”, ante a qual “não se pode permanecer na indiferença”.

Continuando reafirmou o que já tinha indicado na conferência de imprensa no voo de volta a Roma da Terra Santa, que “é lícito deter o injusto agressor– sempre porém no respeito pelo direito internacional – quero lembrar também que não se pode confiar a resolução do problema somente à resposta militar”. É, portanto necessário “um grande compromisso comum” que “torne possível uma paz duradoura” e acentue as “verdadeiras lutas dignas do homem”.

No seu discurso, o Papa recordou que a Turquia tem um grande significado para os cristãos e para a própria Igreja, já que foram celebrados lá os primeiros sete concílios. Assegurou também que quer continuar “um diálogo de amizade, estima e respeito”, na linha de seus predecessores.

O Pontífice pronunciou este discurso depois de visitar e deixar uma coroa de flores no Mausoléu de Ataturk e de assinar o livro de honra dos visitantes deste lugar.








Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.

Um comentário:

  1. Etenda... A Paz que ele quer é o Ecumenismo, sinonimo de Apostasia, Babel.... e ele usará a mídia para isso.

    http://youtu.be/hSkTNXmAtBU

    ResponderExcluir

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.