Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







domingo, 26 de outubro de 2014

Brincando de trenzinho

Brincando de trenzinho.
Eu não posso me esquecer daquela manhã de inverno em que meu pai, irritado com alguma coisa, chutou a minha pequena locomotiva que voou longe nunca mais funcionando como dantes. Era uma peça de engenharia excepcional, a vapor, construída na Europa e importada pela firma de meu avo materno. Meu avo paterno fora chefe da Estação em Curitiba, e posteriormente superintendente da Estrada de Ferro. Meu pai foi médico da caixa de pecúlio dos ferroviários e inspetor sanitário das minas de carvão do Paraná e Santa Catarina. Ou seja, eu vivia no clima ferroviário.
Brincar de trenzinho era muito instrutivo. Aprendia-se como projetar e montar ferrovias; apreendia-se que as locomotivas não vencem certas inclinações. Aprendia-se que pontes se curvam se houver excesso de peso, que as estações eram projetadas conforme a autonomia das locomotivas, que precisavam de carvão e água. Projetávamos as vias conforme a necessidade do que transportaríamos. Compreendíamos o porquê as ferrovias precisavam de tanta madeira, ferro, e carvão de lenha ou mineral (ferrovias antigas, é claro).
Na minha mente ficou impressa a possibilidade de desmontarmos trechos de estrada e aumentar outros com os mesmo trilhos e dormentes. Assim ramos de ferrovia que já não nos interessavam mais nós os desmontávamos e os reaproveitávamos em outras linhas.
Hoje penso no porque os adultos não fazem as mesmas coisas. Quando o sogro de meu irmão vendeu sua propriedade em Santa Catarina, havia nela trilhos abandonados no meio dos pinheirais, logo ali estavam abandonados há muitos anos. O Brasil, cujo território continuo é maior que o dos EUA, tem uma rede ferroviaria 15 vezes menor do que a daquele país. Pior ela é mal distribuída no território nacional. Construídas todas para atender interesses estrangeiros de minério e madeira, foram sendo abandonadas na mesma medida que esses mercados ou fontes de matéria prima se esgotavam. Nunca foram projetadas para a integração nacional, para o fortalecimento do mercado interno permitindo a mobilidade de mercadorias diferenciais de cada região brasileira.
Urge que o Brasil retome essas estratégias, já dizia Aroldo de Azevedo na década de 60 do século passado. Eu estive olhando o traçado completo da transamazônica, na sua calha norte (se assim posso chamar) e fiquei me perguntando se ao invés de rodovia ela não poderia ser uma ferrovia (o impacto seria menor) e o desenvolvimento econômico da região maior e com maior sustentabilidade.
Mas essas coisas só passam pela mente dos meninos. Os adultos não pensam assim. Eu oferecia em concessão essa ferrovia, estimularia que mercadoria poderia transportar: Água, gás natural de petróleo, petróleo, plantas medicinais, gado para certas regiões, e gente, ate mesmo para turismo. Carga de comboio, ou em aquedutos e gasodutos e ainda oleodutos que acompanham as linhas ferreas_. A eletricidade necessária e a comunicação eletrônica necessária para a eficiente operação da ferrovia levaria qualidade de vida, permitiria o surgimento de um colar de vilas e cidades em áreas de fronteira, facilitaria o transporte militar na região, integraria ainda mais o Brasil com os países vizinhos, caso da Bolívia, por exemplo, que poderia como mais propriedade se utilizar de portos fluviais ou marítimos Brasileiros (dando a volta encontraria o Amapá, por exemplo).
Mas nós as crianças sonhamos. Os adultos só pensam em poder servil, em corrupção, em entregar riquezas ou preserva-las segundo interesses das nações ricas. Crianças sonham, adultos se escravizam.


Wallace Requião de Mello e Silva para o G23.



Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.