Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







sábado, 25 de outubro de 2014

Vulnerabilidade! do Sistema Elétrico Nacional.

Prezado Wallace,
Andei pesquisando sobre o sistema de distribuição de energia elétrica no país. Consultei o mapa do Ministério de Minas e Energia, Eletrobrás, de 2008. Salta aos olhos de qualquer especialista o fato de o sistema de distribuição nacional não ter redundância. Como os estrategistas deixaram escapar esse importante detalhe?
Penso ter encontrado cinco dos nove pontos vulneráveis que você cita em seu artigo.
É impressionante o quadro quando imaginamos as consequencias dessa fragilidade.
Na mobilidade urbana: Elevadores param; portões eletrônicos param; Bombas elétricas dos postos de combustível param; sinalização de trafego e camaras monitoras são interrompidas; metrô e trens urbanos, ou interurbanos são paralisados, cartões de credito não se pode utilizar, instala-se o caos da mobilidade. Aeroportos entram em crise operacional.

Na Comunicação: Telefonia é paralisada; Internet se interrompe; estações de radio e TV interrompem as suas transmissões, mesmo se tiverem sintemas geradores, em poucas horas,  e se não tiverem de imediato; a telefonia celular não terá estações que a sustentem; instala-se o caos nas comunicações.
Na economia: imediatamente entra em crise o sintema bancário por falta de energia; as industrias dependentes ( quase todas) paralisam; os alimentos dependentes de refrigeração estragar-se-ão, nas industrias, no comércio e nas residências.
Na saúde: hospitais sem energia perdem sua capacidade de atendimento em noventa por cento; pacientes sustentados por aparelhos morrerão; laboratórios perderão imediatamente o resultado de seu trabalho; a demanda  médica se multiplicará centenas de vezes como consequência do caos, e como consequência de problemas com a comida e água.
Comércio Exterior: Portos serão paralisados, a comunicação prejudicada, caos nos embarques e desembarques, bolsas de valores inoperantes, segurança portuária cairá a zero. Comunicação internacional paralisada, transmissão de dados interrompida.
Segurança publica: Caos imediato nas policias; presídios estarão a descoberto, assim como delegacias, o desespero trará inúmeros atos ilícitos, a mobilidade policial estará prejudicada pelo caos no transito e por falhas na comunicação.

Penso que isso já seja suficiente para as pessoas pensarem na importância estratégica do sistema elétrico brasileiro, seja em situação de guerra, de guerrilha ou terrorismo, e até sob ação do crime organizado.
I.V.F. engenheiro eletricista



Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.