Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







quarta-feira, 29 de outubro de 2014

O discurso fugiu de sua base natural.


Os calçados e suas caixas.
Eu caminhava pelas ruas quando o vento soprou um recorte de um velho jornal contra os meus pés. Curioso eu o recolhi para ler. Era um texto sobre exclusão e integração. O autor tentava lembrar a todos que não existe um conceito sem o outro, ou seja, não temos necessidade de inclusão se não houver na sociedade mecanismo de exclusão. Quanto maior a exclusão maior o numero de indivíduos com necessidades de programas de inclusão social. Existe, portanto, uma proporção matemática entre a origem do problema e sua solução, o que demonstra que o problema é insolúvel, e sua publicidade é hipocrisia política.
Quando terminei de ler o artigo eu estava parado diante de uma loja de calçados. Então me veio essa inspiração: Ora se temos a produção de sapatos, temos necessidade da mesma proporção na produção de caixas. ““ Se chamarmos os calçados de “violência” tem que ter a mesma proporção de caixas, ou seja, de” presídios”. No Brasil, aparentemente a violência cresce muito mais rápido do que o investimentos públicos em presídios. A tendência então é Descriminalizar ( retirar o estatus de crime) de certos comportamentos, o que significa o mesmo que vender sapatos sem caixa, em sacolas por exemplo (penas alternativas) , ou sem caixa alguma ( desconsiderar certos crimes).
A questão central, é que não olhamos nem nos perguntamos o porquê de a sociedade produzir tanta violência, e o porquê de desejar tantos presídios como solução. O presídio fundamenta-se na Medida de Segurança, pois o apenado foi considerado perigoso para a segurança de terceiros ou de si próprio. “Nunca o presídio é considerado “Terapêutico” ou” Educativo”.
Ou seja, o problema é insolúvel nessa ótica. Se não agirmos na produção da violência, nunca haverá solução, nem para o número de cárceres, nem na reintegração social dos apenados. Isso porque os valores internos dos presídios são os mesmo exteriores da sociedade que gera a violência
Considerem:
No inicio do texto percebemos que, ou aumentamos os mecanismos de inclusão, ou diminuímos os mecanismos de exclusão. Não foi?
No caso dos sapatos, ou diminuímos a produção de sapatos, ou aumentamos a produção de caixas, e as soluções intermediarias são tergiversações (desvios do problema).
Então: Se sapatos tem uma função social clara não cabe perguntar se a violência tem também sua função social.
Sim, basta uma rápida visualização da História para percebermos que a Violência tem uma função social. Como a violência humana é um ato do homem, ela pode ter um controle interno, e um controle coletivo. Via da regra, a violência ou descontrole do individuo é visto como crime, se pelo contrario for coletiva, pode ser vista como rebeldia, libertação, revolução, guerra e justiça. É curioso.
Se você observar um pássaro, aparentemente tão pacifico, no seu dia a dia, verá que ele voa muito (sua a camisa) para cumprir duas funções básicas: Manter a própria vida, acasalar para manter a vida da espécie, e alimentar e proteger a prole.
Alguns estudiosos dizem que o homem, lá no principio dos tempos agiam de duas maneiras principais: Coletores e caçadores, ações básicas para manter-se vivo, tanto quanto o pássaro acima. Bem a coleta “evoluiu” em plantio gerando a agricultura. A Caça “evoluiu” para a criação, ou o pastoreio.
Caçar é uma violência contra outra espécie, no caso dos homens contra os animais. Coletar é uma violência contra a vida de espécies vegetais. Desse modo o pássaro pacifico violenta insetos, e ou protege com violência o invasor de seu ninho.
Quando o homem apreendeu a sistematizar a sua violência criando animais para matar, e plantando para matar, ele pela via da sobrevivência, tornou-se violento dentro da mesma espécie, homem contra homem, e tornou-se de caçador guerreiro. A violência ganhou foros coletivos de licitude. Houve mesmo quem disse que o comercio é a civilização da guerra, no entanto nunca eliminou totalmente alguma violência e injustiça.
Compreendem?
Dos que no mais intimo da lama conservam alguma mentalidade de coletores se origina os furtos, se com violência mesclando a caça ao ato de coletar, originou-se o roubo.
Tudo surge com a noção de propriedade. No inicio podemos supor que o homem caçava e coletava coletivamente. Depois pastoreava e plantava também coletivamente, com o fruto do trabalho dividido entre todos. Mas em algum momento o homem violou o conceito que criou de propriedade. Nesse momento o homem individual ou coletivamente se tornou violento ao homem. Mas a violência acompanhava o homem desde o principio, desde que ele mordeu algo pela primeira vez. Então a violência tem uma função instintiva e social.
Com a perda da base natural do discurso, nós julgamos poder excluir a violência da sociedade. Não, o que a sociedade conseguiu fazer foi normatizar a licitude de alguma violência. Assim, jogos, lutas, corridas, demonstrações de destreza, foram algumas formas de dirigir a violência para “Formas Aceitáveis”.
Parece-me que aqui esta o nó, que a sociedade divorciada da base natural dos discursos não consegue resolver. Ela se divorciou do homem natural, para o homem serviçal, do homem livre para o homem em grilhões sociais, sem dar-lhe o escape para o exercício da função social da violência. Pior ela tentou desvalorizar o ato violento, como se ele não fora necessário para a manutenção da vida individual e sobrevivência coletiva.
Ora estamos diante novamente dos calçados. O que queremos aumentar sua produção, exigindo a construção de caixas (presídios). Ou queremos rever, onde a sociedade fugiu e tergiversou a natureza verdadeira do homem.

"Devolver essa condição social ao homem colocará o homem diante de sua realidade mais intima abrindo-lhe a consciência que sua cultura deve atentar sim para as formas de conduzir a violência dentro de padrões aceitáveis. O proibir da sociedade tipicamente escravagista deve ser substituído pelo autorizar racionalmente as manifestações do principal instinto na manutenção da vida. A violência assim posta é ato moral justificado pela necessidade. A violência é tão importante que dar a vida pelo próximo (violência contra si mesmo) é ato de heroismo."

Capitão Wallace Req












Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.