Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







sexta-feira, 31 de outubro de 2014

O Presidente Verde.

SEGUNDA-FEIRA, 14 DE FEVEREIRO DE 2011


Sempre lembrando que as opiniões de textos assinados por mim traduzem a minha opinião, não a do Senador. Eu particularmente achei um erro a parceria com o PV nas ultimas eleições. Mesmo porque testemunhei militantes do PV fazendo campanha contra o Senador. Republico esse texto antigo, pois vi nas estatísticas que ele vem sendo lido por estrangeiros, dai a nova publicação.




O Presidente VERDE



O Presidente Verde.
Desculpem a demora, pois o texto que segue é fruto de pesquisa e meu arquivo não é digitalizado.
Um grupo de pessoas, informalmente, têm nos dito que seria bom que o Senador Roberto Requião se filiasse ao Partido Verde. Dizem eles que o pulso firme do Requião seria útil à causa ambientalista que é uma causa radical. Seria um ótimo candidato à Presidência Verde.
Requião lúcido e prudente brinca: O Super Homem só tem poderes sob o sol vermelho amarelado do PMDB. O verde, pelo contrário, nos lembra a cor da “criptonita”, aquela pedra que enfraquecia o Super Homem. Nós também concordamos. Principalmente porque a Senadora Marina Silva não gostaria nada da idéia, e porque o Partido Verde tem causas embutidas que se opõem aos princípios cristãos, como de resto, hoje, se opõem todos os demais partidos incluindo o PMDB.
E é obvio que sendo o Requião um homem que construiu sua carreira sobre o PMDB, não poderia apoiar Marina Silva do PV quando o PMDB era vice de Dilma (Dulce Maia). Circunstância que talvez não se repita no futuro.
Então alguém me perguntou: que perfil e que comprometimento tem o Requião com o Meio Ambiente?
Assim sendo fui ao arquivo pesquisar o que trago aqui para o conhecimento de todos.
Quando se fala em Meio Ambiente e Requião, todos se lembram da Luta contra os transgênicos, o que por si só é meritório. Requião teve a coragem de proibi-los no Paraná e segregá-los no porto, mas o governo federal os liberou, pressão dos lobbies. Como a polêmica foi forte e correu muito dinheiro, esse quesito foi o que se fixou na mente do cidadão. Alguns também se lembram do programa de recuperação de Matas Ciliares, outros menos, da recuperação de nascentes de água e o repovoamento de rios, e os mais apaixonados lembram-se da coleta e destinação de vasilhames de Agro Tóxicos. Ninguém, por exemplo, entre os meus entrevistados lembrava-se da criação da Faculdade Internacional de Ciências Agro Ecológicas em 2005.
Então vamos por partes:
Quando prefeito em 1985 existia em Curitiba uma diretoria de parques, praças e meio ambiente, Requião a transformou em Secretaria Municipal do Meio Ambiente sendo sua primeira Secretária, Marlene Zanin e seu segundo Secretário, o falecido Elias Abrão, portanto a criação dessa Secretaria Municipal deve-se ao Requião e nos parece ter sido a primeira entre as capitais do Brasil. Nesse período houve a extinção do aterro da Lamenha Pequena e a inauguração da Cachimba. No período cada criança que nascia em uma maternidade curitibana ganhava uma árvore e uma destinação urbana. A poda das árvores das vias públicas era destinada ás favelas para uso como lenha.
Durante o Governo Álvaro Dias (pelo PMDB), Requião ocupou a Secretaria de Desenvolvimento Urbano que tinha uma extensão do MEIO AMBIENTE. Ora eleito Requião, um de seu primeiro decretos foi à criação da SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE e a criação do IAP (Instituto Ambiental do Paraná). No Diário Oficial de 15 de março de 1991 podemos ler as suas disposições administrativas.
Pelo Decreto 1167 de Fevereiro de 1992, Requião em seu primeiro mandato Institui o PROSAM; Programa de Saneamento Ambiental da Região Metropolitana de Curitiba e Bacia do Alto Iguaçu. Fonte Diário Oficial de 19 de Fevereiro de 1992. Nesse momento o Prosam era considerado o maior programa de recuperação ambiental em andamento nos país, numa parceria com o Banco Mundial, Governo do Estado e Prefeituras da Região Metropolitana.
Dando seqüência aos tramites burocráticos e administrativos, a lei 10.066 de Iniciativa do Governo Requião, cria definitivamente na forma de lei a Secretaria do Meio Ambiente, o Conselho de Cartografia do Paraná e o IAP (Instituto Ambiental do Paraná) Fonte Diário Oficial de 27 de Junho de 1992.
O Decreto de Requião numero 1615 de 28 de Setembro de 1992 cria o Fundo de Terras do Paraná FUNTERRAS. Fonte: Diário Oficial de 28 de Setembro de 1992.
O decreto de Requião de numero 2152 de 17 de Março de 1993 institui esse importante auxiliar ambiental e agrícola, o SIMEPAR (Sistema Meteorológico do Paraná) Fonte Diário oficial de 17 de Março de 1993.
Com respeito ao litoral o decreto de Requião 4259 de 18 de Setembro de 1993 transfere o Conselho de Desenvolvimento do Litoral da SEDU, para a Secretaria de Meio Ambiente, de forma a garantir que houvesse critérios ambientais no desenvolvimento do Litoral. Fonte: Diário Oficial de 18 de Setembro de 1993.
Neste primeiro mandato de Requião foi criado o Código Ambiental do Paraná, como cento e trinta e nove artigos. Neste período também a Guarda Florestal passou a chamar-se Força Verde, recebendo agora educação ambiental aprimorada e maiores atribuições, recebendo do Governo Requião Três aeronaves para monitoramento ambiental e incêndios florestais. A Força Verde tem 900 homens equipados com veículos modernos, num investimento de mais de milhões de Reais.
Também nesse período foi criada a Linha Gratuita de Denuncia Ambiental (200-16-16) e foram implantados os programas de recuperação dos rios Barigui, Belém e Ribeirão do Padilha. Fonte Fundação Pedroso Horta.
Nos anos que se seguem, segundo e terceiro mandato, sobressaem à luta contra os transgênicos, o plantio de mais de 100 milhões de árvores nativas em beiras de rios num programa que atingiu 300 municípios, a coleta e destinação de vasilhames de agro tóxicos, e o fomento as cooperativas de reciclagem de lixo, a implantação do Programa Paraná Biodiversidade que monitora queimadas via satélite.
Sobressaíram ainda os debates, as publicações e programas educativos levados ao ar pela TV educativa e TV Paulo Freire (criada no governo Requião) e destinada as escolas publicas e professores da Rede Pública. Também é de se salientar o licenciamento ambiental na criação de suínos (temos mais de trinta milhões de suínos no Paraná). O programa de ligação de esgotos nas cidades litorâneas (ainda em andamento). O índice de 100% de abastecimento de água tratada nos Municípios paranaenses, e lembrei-me ainda, à época da prefeitura, a coleta e destinação de lixo Hospitalar. Pouco? Se esqueci algo desculpem.
wallacereq@gmail.com






Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.