Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







sábado, 18 de outubro de 2014

Vamos brincar de presidente? 4

Quando você olha essa imagem você vê uma mão, com a palma voltada para cima num gesto de doação divina.



Os rios.
Nos tempos atuais qualquer pessoa acha normal se falar em gasodutos, oleodutos, deposito de combustíveis, poços de petróleo. Grandes navios petroleiros, plataformas marinhas etc. Tudo isso diz respeito ao alimento de maquinas. Porém existe algo muito mais importante, algo que garante a vida dos animais, dos vegetais, a qualidade do ar, e até a temperatura do planeta, trata-se da água.
O Brasil, hoje é o maior potencial hídrico potável do mundo, superado apenas pelos polos. No entanto, ninguém fala com desenvoltura sobre aquedutos, depósitos de água, açudes, perfuração de poços para acesso de águas subterrâneas no mar e em terra, grandes navios transportadores de água. Não se fala com a mesma desenvoltura sobre preservação dos rios, suas matas ciliares, sua poluição, seu papel ambiental etc.
Você sabia que uma grande hidroelétrica de, digamos dezoito turbinas, ou ate uma pequena, assim como pode mover geradores de eletricidade podem mover bombas de água capazes de bombear água a milhares de quilômetros de distância?
Voce sabia que os rios descem sempre de regiões mais altas para as mais baixas? Se você já esvaziou um tanque de automóvel com um tubo de borracha, sabe, que da mesma forma, por vácuo e gravidade podemos através de aquedutos, trazer água por milhares de quilômetros apenas por gravidade, das regiões mais altas para as mais baixas?
Se a água é tão importante para a vida, porque não vemos planejamentos estratégicos dos governos para abastecer, irrigar, reter, armazenar, transportar água?
Vicê pode imaginar a importância da água nas relações internacionais e na solidariedade entre os povos?
Você já ouviu falar em planejamento sul-americano de otimização dos recursos hídricos?
Você sabe que boa parte dos rios brasileiros é navegável? E que esse transporte hidroviário é muito mais econômico e seguro que o rodoviário e ferroviário?
Então presidente, pense em soluções do Estado para preservação, armazenamento, transporte, qualidade, exploração econômica dos rios, escambo de bens necessários por água, aquedutos e bombas, navios transportadores de água potável, etc. e tal.

Proponha soluções, legislações, incentivos, acordos internacionais, ações e recursos para o estufo do uso racional de águas soberanias, estimule as universidades a ensinar hidrologia de superfície e subsolo, a ensinar hidráulica, a ensinar descobertas químicas para preservação e oxigenação das águas, proponha estratégias de repovoamento dos rios, de recuperação e ate mesmo criação de matas ciliares para preservação dos leitos dos rios. Proponha estratégias de irrigação de áreas secas. Puxa presidente há tanto por fazer, há tanto para propor, há tanto para a juventude estudar. Vamos lá cidadão presidente, vamos brincar sobre fatos reais. Nós publicaremos suas ideias.
Pense também nas chuvas, leia nesse Blog o texto "Rios que vôam"
Tio wallace

P




Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.