Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







terça-feira, 1 de março de 2016

Batendo as azas para ganhar altura.

Batendo as azas para ganhar altura. ( azas- azard)

Daqui de cima a visão é singular. Vemos tudo num só conjunto, mas não é uma visão natural. O vôo é uma experiência curta, ate mesmo para as aves que passam boa parte de suas vidas voando. É curta diante da eternidade, é curta diante da vida individual. Todas as forças nos atraem para o solo, pois ao nível do solo esta a nossa realidade, o nosso sustento cotidiano, o nosso suor de cada dia. Mas os homens quiseram perpetuar o vôo, alguns homens é verdade, a maioria se arrasta ao nível do chão. Criaram os satélites artificiais na esperança de manter seus olhos e ouvidos, flutuando, se podemos dizer assim, no espaço sideral. Mesmo assim é pouco.
Daqui de cima, vemos um mundo unitário, envolvido pelo anel atmosférico. Não há fronteiras visíveis, o país não soa coloridos como vemos nos mapas, e os homens que se acham tão grande coisa são invisíveis dessa altura. Mas como disse pouco acima é uma visão antinatural que induz a erros graves.
Se formos pessoas da paz apenas contemplaram a beleza da criação, a inteligência e a razão de todas as coisas, a sabedoria de Deus. Mas se somos belicosos, gananciosos e ambiciosos (ciosos em ambas as mãos) pela natureza antinatural do vôo começamos a exercitar a cobiça, fazemos estratégias de combate, de domínio, estratégias comerciais, estratégia de apropriação de todas as riquezas do planeta, e para perpetuar o vôo e seu poder, chegamos a imaginar e projetar um Governo Mundial, sob nossa tutela, claro. Mas eu não construi ouvidos e olhos e os deixei no espaço. Quiçá quem os construiu pense assim, tão gananciosamente, dispersando esses pobres e minúsculos mortais que se arrastam pelo sustento de cada dia.
Os melhor senhores é descer do salto alto, pois muito acima de nós está Deus, deixemos párea ele essa visão de conjunto, afinal, nós na nossa ilusão queremos gritar como Satanás: Eu sou como Ele, o todo poderoso. Tolice.
Mas se observamos desde o chão, por exemplo, o passado dos homens vê que a ganância e o poder tem sido a doença que engessa e traumatizam tantas multidões. Durante a Guerra Civil da Inglaterra, no espaço de tempo entre os dois Cromwell, Thomas e Oliver, podemos tirar uma dura lição. Criamos os Estado, nos servimos dele, ate que alguma circunstancia nos torne rico ou poderoso a ponto de dizermos, somos como o Estado, somos mais poderosos do que o Estado, somos mais sábio que o Estado (aqui entendido como Poder em exercício) então começou a sedição. Eles são corruptos, para que pagar impostos, para manter a sua corrupção. Mas não vamos à luta, pois podemos morrer e perder tudo, então como na Inglaterra agitou os pobres, os agricultores, os insatisfeitos para que lutem por nós e derrubem o poder constituído. Oliver Cromwell, de humilde a líder, e de líder a tirano, fez de si mesmo o Estado, mas seus financiadores é que queriam o poder, e ao fim ao cabo, acabam ajudando a restauração da velha Monarquia dos Stuart (é um resumo bem resumido). Essa é em síntese o quadro, ou imagem das revoluções, todas elas. É o vício da ganância..., da ambição e do espírito belicosos e escravistas (a escravidão nunca acabou).
Puxa que bom, se pudéssemos descer do tamanco, olhar o próximo como um irmão na criação, respeitá-lo e ser respeitado, nas lides do sustento individual e coletivo, na construção harmônica dessa vida em sociedade. Somente os muito puros e desinteressados deveriam voar, pois se o vôo amplia a visão dos homens, amplia sua ganância e poder.

Wallace Requião de Mello e Silva.






Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.