Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







sexta-feira, 4 de março de 2016

O que é governar III.

O Paraná reflete um pouco o Brasil. É um estado agrícola. Os homens ligados ao campo são via de regra conservadores. Apegados as suas famílias, respeitadores do tempo de cada estrutura viva para nascer desenvolver-se e morrer. A Bíblia nos dá uma inspiração, os filhos de Adão eram: Um Abel pastor de animais. Caim, o outro, agricultor. O agricultor matou o pastor. O sedentário invejou o nômade. O que domesticava os animais, foi morto pelo que domesticava as plantas. E a descendência dos que manejam ( domesticavam-dominavam) os metais ainda não haviam nascido. Quero dizer com isso, apenas que a atividade pastoral e agrícola é tão antiga quanto o homem, e necessária, absolutamente necessária para a manutenção da vida em comunidade. pois sem ela não haveria surgido as gerações dos...ferreiros. A base do desenvolvimento de qualquer povo é o desenvolvimento do pastoreio e da agricultura. E para isso precisamos de clima, chuva e águas de superfície ou subterrâneas. O agricultor e o pastor, são atentos ao ar, as águas e a vida. Os ferreiros já não se importavam nem com o ar, nem com os prados, mas apenas com o que se escondia nas profundezas da terra, reveladas a eles pelos vulcões. O homem da idade dos metais é um destruidor do ambiente e das nações, das tribos. O Homem da idade dos metais tornar-se-a o senhor das guerras, o pai da industrialização.

Chega por enquanto; para nós interessa que o nosso estado é um estado de base agrícola, portanto um estado importante na cadeia fundamental do desenvolvimento do Brasil.

Assim, se bem compreendemos o que estamos falando, devemos em primeiro lugar defender  as famílias de proprietários das terras, o direito de propriedade, e o livre transito do pastoril. Essa é uma regra natural, o que tem raiz é sedentário, e se não pode mover-se em sua defesa deve ser protegido, no entanto as criações não tem raízes, e devem se locomover livremente na medida do possível. A economia falsificou tudo isso, pois essas artes entraram a serviço do dinheiro, e não a serviço da necessidade harmônica das atividades econômicas ( economia aqui é entendida pelo conceito de Oikós + nomia, ou seja, a necessidade de nomear conceitualmente as coisas do nosso entorno, esses conceitos é que dão valor, dado pelo homem, às coisas). A raiz é a mesma de Oikos + logia ( ecologia) ou estudo do nosso entorno. Aqui temos a chave grega para o relacionamento do homem para com as coisas e para com os outros homens.

Então vamos ao que interessa:
1)Elaboração de estrategias que defendam as famílias de campesinos e suas lides, evitando que migrem inadequadamente para os meios urbanos;
2) Combate a ganância das monocultura extensivas que inviabilizam e anexam as pequenas propriedade para produção de bens de exportação, ao mesmo tempo que empobrecem a diversidade agrícola e pastoril.
3) Assim entendemos que o Estado ( governo federal , estadual , municipais e distritais) devem garantir preços mínimos para os cultivos estratégicos ( agrícolas e pastoris) e fundamentais para o equilibrado desenvolvimento das diversas regiões de nosso estado.
4) Financiamento com equivalência no Produto, e não em moeda, muito menos em moeda estrangeira.
5) Gestão  e fortalecimento do seguro safra, pela participação do Estado nos custeio dos seguros agrícolas, para que ninguém corra o risco de plantando perder a terra.
6) Fomento de todos os programas de pesquisa e melhoria e apoio técnico ( extensão rural) principalmente aos pequenos e médios produtores.
7) Ampliação dos serviços públicos de extensão rural para apoio aos agricultores e criadores.
8)Coordenação e estimulo ao uso mais intensivo e racional dos programas federais, estaduais e municipais visando o aumento  diversificado da produção agrícola, principalmente nos cinturões verdes das cidades.
9) Promoção e estimulo de pequenas agroindústria rurais privadas,( politica de emprego e valor agregado na produção) em parceria com as prefeituras.
10) Apoio e incentivo ao sistema cooperativista.
11) De posse do mapeamento das vocações agrícolas e pastoris do Paraná ( e do Brasil) se estimulará de forma mais agressiva a desconcentração de investimentos distribuindo-os por todo o território, respeitadas as vocações regionais e fomentando as relações inter-regionais.
12) Fomento e identificação de cidades polos que possam irradiar seu desenvolvimento para toda a sua região.
13) Nenhuma empresa estrangeira receberá benefícios que não possam ser ofertados igualmente a empresas brasileiras ( o conceito de empresa Nacional tem sido sucessivamente alterado para beneficiar o capital estrangeiro).
14) As micro e pequenas empresas receberão isenção absoluta de impostos e contarão com financiamento com juros subsidiados ( como foi feito no Governo Requião) .
15) A energia elétrica produzida por empresa publica, abaterá em ate 40% o custo da energia rural, e a propriedade que adotar a irrigação noturna terá ainda outros benefícios.
16) Criação da Caixa Econômica do Estado do Paraná que dará suporte ao Fundo de Aval.
17) Redução do plantio de transgênicos ate a sua extinção.
18) O fundo de Aval exigira programas mínimos de proteção ambiental dos interessados.
19)Apoio concreto e continuado aos arranjos produtivos locais que promovam a industrialização com responsabilidade ambiental no interior do estado.
20) Envolvimento das universidades e institutos de pesquisa públicos e privados na busca de soluções produtivas e na criação de incubadoras tecnológicas em todo o estado ( quiça Brasil).
21) Envolvimento da rede de ensino publico em programas de capacitação técnica da mão de obra  agro-pastoril e agroindustrial.
G 23.
OBS: No Governo Requião instalou-se no Paraná um programa de recolhimento de recepientes de agrotóxicos e sua destinação, assim como recolhimento de óleo lubrificante. è preciso que se diga que o Paraná, assim como o Brasil são grandes reservas de água potável de superfície e subterrâneas, e que esses cuidados devem ser tomados. Também estava no programa a criação do Banco de Sementes do Paraná.

Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.